Depois de seis anos consecutivos de seca, as chuvas que vêm caindo em solo mossoroense desde janeiro estão mudando a paisagem do sertão. O verde da terra na zona rural fez brotar a esperança no homem do campo, que respira mais aliviado por ter, pela primeira vez depois de muitos anos, a garantia da colheita. O 2017 já é o ano mais chuvoso na região Oeste desde 2011, segundo informa o meteorologista José Espínola. Em Mossoró, o volume de chuvas de janeiro até o início de abril já superou a média de chuvas para o período.

De acordo com o especialista, desde janeiro choveu 523 milímetros em Mossoró. “Em algumas áreas, como na região do Alto de São Manoel, o volume de chuvas ficou em torno de 656 milímetros”, afirma. A média de chuvas para os meses de janeiro a abril na região é de 460 milímetros. No ano passado, foram registrados em Mossoró apenas 343 milímetros de chuva no mesmo período.

Ainda de acordo com o balanço pluviométrico monitorado pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), fevereiro, até agora, foi o mês mais chuvoso do ano, com 234 milímetros. A média de volume de chuvas para o mês é de 100 milímetros. A previsão, segundo Espínola, é que as precipitações continuem até o início de junho. O período chuvoso da região vai de fevereiro até maio, com maior intensidade nos meses de abril e maio. Há previsão de mais chuvas até o final de abril e o início de maio. “Mas, ainda há possibilidade de algumas chuvas para apagar as fogueiras de São João”, brinca.

Nessa projeção, há boa probabilidade de que o prognóstico apresentado pelos meteorologistas no início do ano de chuvas dentro da média se concretize. A média anual de volume de chuvas para a cidade é de 680 milímetros.

Fonte: De fato