Iniciada no dia 17 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue em Natal até o próximo dia 26 de maio. Para este ano, o Ministério da Saúde resolveu incluir uma nova categoria dentre os grupos prioritários: os professores.

Tantos os educadores da rede pública como privada agora fazem parte do público-alvo da campanha. “Os professores são profissionais que estão sempre em contato muito próximo com os estudantes e em ambientes fechados, ficando expostos a possíveis contaminações. A própria categoria levou isso para o Ministério da Saúde, que acabou incluindo os professores nos grupos prioritários”, destacou o secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca.

Além dos professores, também fazem parte dos grupos prioritários: trabalhadores da saúde; povos indígenas; pessoas a partir de 60 anos; crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; mulheres até 45 dias após o parto; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema prisional; e portadores de doenças crônicas e não transmissíveis. Para ser imunizado, quem pertencer a um dos grupos citados precisa apenas buscar qualquer unidade de saúde do município, mesmo que não seja da região onde reside. Para este ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou 74 salas de vacinação para a população.