Por proposição do deputado Fernando Mineiro (PT), a Assembleia Legislativa promove audiência pública nesta sexta-feira (5) com o tema ‘Manguemar: conflitos socioambientais na Costa Potiguar’. O debate acontece às 9h, no auditório ‘deputado Cortez Pereira’, sede do Legislativo Estadual.

“A Rede MangueMar vem desenvolvendo importantes estudos relacionados ao litoral potiguar, com foco nos conflitos socioambientais que ocorrem em nossos mangues. A audiência tem por objetivo debater o tema entre a sociedade civil e o Poder Público visando a construção de políticas públicas mais eficazes para a área”, justifica o deputado Mineiro.

Para debater o assunto, foram convidados representantes do Ministério Público do Meio Ambiente Federal, Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Capitania dos Portos, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), entre outras entidades.

Rede MangueMar

A Rede MangueMar Brasil é uma articulação que envolve movimentos de pescadores, ONGs, pastorais sociais e pesquisadores que lutam pela sustentabilidade socioambiental da Zona Costeira Brasileira.

O processo de constituição da Rede teve início em 2007, quando diferentes entes começaram a trabalhar em rede para responder à necessidade de lutar por políticas públicas voltadas especificamente para a Zona Costeira, se configurando como uma articulação nacional empenhada na construção de alternativas sustentáveis que combatam a vulnerabilidade das populações tradicionais.

Fonte: ALRN