Grupo chinês visita Potigás para consolidar instalação no RN.

 

Os empresários da fábrica de placas fotovoltaicas para energia solar do grupo chinês Chint Eletrics Co. visitaram a Companhia Potiguar de Gás (Potigás), na manhã desta quinta-feira, 04, para conhecer a empresa e o mercado de gás no Rio Grande do Norte. O encontro aconteceu depois da confirmação da companhia chinesa, ao Governo do Estado, da instalação de uma unidade em solo potiguar. A indústria será instalada em uma área de 25 hectares no município de Extremoz com um investimento inicial de R$ 112 milhões e irá ofertar 1.300 empregos diretos e indiretos.

A apresentação da Potigás aos executivos da Chint, Jackie Xiang e Charles Zang, foi feita pelos diretores Beto Santos e Eliana Bandeira. Na ocasião, foram apresentados aspectos do produto e sua utilização na indústria. O Diretor Presidente da Potigás, Beto Santos, destacou as vantagens do gás natural canalizado para o segmento industrial e do RN Gás +, subsídio único no Brasil que favorece a instalação e manutenção das indústrias no estado. “O gás natural canalizado é o insumo de extrema importância para esse setor porque impacta diretamente no preço final dos produtos, o que garante competitividade para as empresas. Além disso, ainda posso elencar aspectos como logística, segurança e sustentabilidade”, destacou.

O executivo Jackie Xiang confirmou a importância do RN Gás + para a decisão final da Chint pela instalação de uma unidade no estado. “É muito importante que o Estado ofereça um benefício como esse porque garante segurança jurídica e competitividade para que as indústrias possam se instalar na localidade”, explicou. Também participaram da visita Alcides Sotério, executivo da empresa representante da Chint no Brasil, e Aristeu Martins, arquiteto urbanista contratado para elaborar o projeto e realizar a gestão do projeto para instalação da fábrica no Rio Grande do Norte.

Com a instalação da Chint no estado, também foi levantada, na ocasião da visita, a questão de estudos para desenvolvimento de um sistema híbrido que funcione a energia solar e gás natural para a geração de energia elétrica. “O gás natural entra como uma fonte secundária em momentos que não exista a incidência solar necessária para a geração de energia”, esclareceu a Diretora Administrativa e Financeira da Potigás, Eliana Bandeira.

A instalação da empresa no Rio Grande do Norte é resultado de uma iniciativa do Governo do Estado. Em fevereiro deste ano, o governador Robinson Faria e auxiliares da administração, incluindo o Diretor Presidente da Potigás, visitaram a China para manter contatos com investidores. A comitiva voltou ao estado com um protocolo de intenções assinado pela empresa para se instalar no RN. A unidade da Chint no Rio Grande do Norte será a primeira na América Latina e atenderá o mercado brasileiro e das Américas.

Fonte: Assessoria