Aluno do Diocesano busca medalha no Festival Nacional de Xadrez

Aos 15 anos de idade, o aluno do Colégio Diocesano Santa Luzia, Carlos Henrique Lopes, participa pela primeira vez de uma competição fora do Rio Grande do Norte, ao lado dos melhores enxadristas brasileiros. Desta quinta-feira, 1º, até o domingo, 4, ele busca uma medalha para Mossoró no Festival Nacional da Juventude de Xadrez (FENAJ 2017), que acontece na cidade de Itajaí, Santa Catarina. A história de Carlos Henrique com o xadrez começou há sete anos, quando ele fez as primeiras jogadas e já se colocou em destaque frente aos colegas também praticantes da modalidade. O que antes era apenas uma brincadeira passou a ser também uma oportunidade de conquistas.

“Comecei a jogar xadrez como uma brincadeira e daí foi ficando sério. Consegui evoluir e comecei a participar de competições. Hoje, alcancei a medalha de ouro no Estado e estou indo representar Mossoró e o Rio Grande do Norte em Santa Catarina”, explicou o estudante. “Em pouco tempo, Carlos Henrique já estava sendo considerado um dos melhores de Mossoró em sua categoria. Desde então, ele vem se dando bem nos torneios e conseguindo medalhas. Não é à toa que está invicto na cidade há cerca de seis anos”, reforçou o professor Diego Jataí, que acompanha o aluno em Santa Catarina.

Carlos Henrique Lopes conquistou o direito de disputar o Festival Nacional da Juventude ao vencer o Festival Potiguar de Xadrez e subir no primeiro lugar do pódio com a medalha de ouro na categoria Sub-16. Caso o feito se repita no Sul do país, ele se credencia ao Mundial. A viagem de Carlos Henrique para disputar o FENAJ 2017 teve o apoio do Colégio Diocesano Santa Luzia, e das empresas parceiras da escola: Clínica Dr. Gildivan Carneiro, Master Locações e Turismo, Livraria Independência e Parque Elétrico.​