A Polícia Militar divulgou hoje o esquema de segurança para a votação da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que começa amanhã. Os manifestantes serão alocados em uma área entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Quatro ônibus vindos do Rio de Janeiro e de Minas Gerais já chegaram à capital. Os veículos foram vistoriados pela PMDF. A polícia manterá efetivo no Congresso Nacional para eventuais deslocamentos de manifestantes, independentemente do resultado do julgamento da cassação da Chapa Dilma-Temer.

A Operação Votação Segura, porém, será focada na região dos tribunais e no Congresso Nacional. A área próxima à votação será isolada. O acesso aos prédios será permitido apenas para funcionários, advogados e partes envolvidas em pautas nos tribunais.

A expectativa é de que 5 a 10 mil pessoas compareçam à votação, marcada para começar às 19h desta terça (6), podendo se estender até a quinta-feira (8). Mil policiais militares farão o controle do protesto. A operação terá início nesta segunda-feira, a partir das 23h.

“Nós não vamos ter linha de revista, considerando que a disposição geográfica dos tribunais superiores não permite o isolamento da área. Porém, isso não significa que a Polícia Militar não vai estar atenta à manifestantes que estejam portando objetos ou que tenham comportamento inadequado”, garante o coronel Julian Pontes, do Gabinete Operacional de Ordem Pública (GOOP). Não haverá fechamento no trânsito da Esplanada.

 

Reforço nos equipamentos

Para evitar episódios de violência, como o ocorrido no protesto do dia 24 de maio na Esplanada dos Ministérios, a corporação licitou novo estoque de equipamentos. Porém, não há previsão para a chegada desses novos suprimentos.Para a manifestação desta terça-feira serão utilizados dois tipos de munição de impacto controlado, quatro de munição de lançamento lacrimogênea e sete variações de granadas explosivas. Ao todo, a PMDF investiu R$ 1,9 milhão nas aquisições, incluindo atiradores de precisão.

A Operação vai contar com profissionais dos batalhões de Choque (BPChoque), Patrulhamento Tático Móvel (Patamo), Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam) e Trânsito (BPTrans) e do Regimento de Policiamento Montado (RPMon, a cavalaria da PMDF).

Fonte: Blog do Magno