XXIII Encontro Estadual de Geografia do RN discute cenários geográficos de um mundo em crise.

Com recorde de inscritos, o XXIII Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte (EGEORN) foi aberto na noite de ontem (07) no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tendo como tema central “Cenários geográficos de um mundo em crise”.

O evento conta com 450 participantes e 192 trabalhos científicos inscritos, com destaque para o GT – Ensino de Geografia, com 77 trabalhos científicos. A programação segue até esta sexta-feira, 9 de junho, quando ocorrerá a entrega do prêmio professor José Lacerda Alves Felipe.

O pró-reitor adjunto de Extensão, Prof. Fabiano Mendes, presidiu a solenidade de abertura e ressaltou a importância do evento: “É com enorme satisfação, alegria e orgulho que a UEN recebe um evento consolidado como esse”, afirmou Fabiano dando as boas-vindas aos estudantes e professores inscritos. O prof. Dr. Jionaldo Pereira, chefe do Departamento de Geografia, destacou a relevância do debate e a programação científica.

Participam do evento estudantes e professores de Geografia do Rio Grande do Norte e de outras Instituições da Paraíba e do Ceará: UERN, UFRN, IFRN, UFERSA, UNP, UEPB, UFCG, IFPB, UFPB, UFC e UEC.

A coordenadora do EGEORN, profa. Maria José Costa afirma que este evento é o mais concorrido da geografia potiguar. “Começamos a planejar em 2016. Meu sentimento hoje é de agradecimento a todos que nos apoiaram. Setores da UERN, como a PROAD, a Reitoria, a direção da FAFIC e todos que fazem parte da comissão organizadora”, afirmou Maria José. Ao falar sobre o tema do evento, Maria José fez uma homenagem póstuma ao servidor da UERN Hiroito Falcão, brutalmente assassinado no dia 03 de junho. “Estamos vivendo um cenário de crise ética, política e econômica. A insegurança é sinal dessa crise”, destacou Maria José.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Dr. Edilson Alves Pereira Júnior, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A abertura contou ainda com a apresentação cultural do grupo Teclas, do Conservatório de Música da UERN.

Fonte: Assessoria