UERN recebe convite para administrar II Salão Dorian Gray de Arte Potiguar.

Mossoró recebe as artes das mais diversas linguagens visuais dos artistas do Rio Grande do Norte. É o II Salão Dorian Gray de Arte Potiguar, instalada no antigo Fórum Silveira Martins, hoje Prática Jurídica da UERN. Um total de 150 artistas norte-rio-grandenses foram selecionados para apresentar cerca de 300 obras que estarão à disposição do público.

A mistura de composições, estilos, técnicas e visões artísticas coloca na mostra um caráter peculiar, figurando no mesmo espaço traços inconfundíveis como o do artista Vicente Vitoriano, Newton Navarro, o dos mossoroenses Airton Cilon, Careca, e de Lenira Costa e Sônia Jácome, dentre outros. A exposição tem sete categorias: pintura, escultura, fotografia, gravura, performance, arte digital e arte em movimento.

As obras levam a temática do Cangaço, de forma objetiva, subjetiva ou simbólica, em celebração aos 90 anos de Resistência da cidade de Mossoró ao ataque dos cangaceiros comandados por Lampião.

A abertura oficial para o público ocorre dia 15 de junho, às 18h. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte é a nova administradora da amostra. Segundo a professora e diretora da Diretoria de Educação, Cultura e Artes (DECA/UERN), Jéssica Neiva, há uma grande satisfação da universidade em coordenar visitas, capacitar guias e administrar a exposição até setembro. “Abrir espaço para nossos artistas, apresentar para Mossoró a bela construção das obras, falar sobre os artistas, coordenar capacitação dos guias, que são alunos da UERN. Nós só temos a ganhar”.

As obras serão também vendidas em Mossoró, e posteriormente em outros município potiguares a serem definidos em espaços adequados. O objetivo é estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências nas artes.A exposição coletiva tem o apoio do Governo do Estado, através da Fundação José Augusto (FJA).

Fonte: Assessoria