Entidades se unem pela revitalização do Hospital da Polícia Militar de Mossoró.

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Polícia Militar (PM), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Universidade Potiguar (UnP), Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE), Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Mossoró estiveram reunidos na Sala dos Conselhos da UERN nesta terça-feira (13) para discutir ações para a ampliação do Hospital da Polícia Militar, que funciona atualmente somente com o ambulatório.

A ideia é somar esforços para que a estrutura do hospital seja utilizada como Hospital Universitário, comum a todas as Instituições de Ensino Superior (IES) de Mossoró. A proposta inicial é de que o hospital funcione como ambulatório e a médio prazo seja ampliado para internamento.

O comandante geral da Polícia Militar no RN, Cel. André Azevedo, apresentou o quadro descritivo das necessidades para a reabertura do Hospital Regional da Polícia Militar, e uma comissão técnica foi formada para analisar os meios de viabilizar a aquisição, manutenção e contratação dos serviços apresentada pela PM. A comissão é formada por representantes de todas as IES e coordenada pela pró-reitora de planejamento da UERN, e vice-reitora eleita, professora Fátima Raquel.

A secretária de segurança pública e defesa social do RN, Sheila Freitas, elogiou a iniciativa da UERN em somar esforços em prol da reabertura do hospital. “Sabemos que todas as instituições enfrentam graves problemas, mas com a união de todos, iremos conseguir reabrir o hospital, oferecendo mais serviços e mais leitos para a população”.

A deputada Larissa Rosado e a vereadora de Mossoró, Sandra Rosado, também participaram da reunião, e se comprometeram a propor na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal, respectivamente, a realização de audiência pública para viabilizar a parceria entre Estado, município de Mossoró, PM e Universidades.

O reitor em exercício da UERN, professor Aldo Gondim, presidiu a reunião e avaliou positivamente o evento. “Foram dados encaminhamentos importantes para que a reabertura do hospital se concretize. Outras conversas já aconteceram em outros momentos, já visitamos as instalações do hospital e agora temos o quadro do que precisamos solucionar para que nosso objetivo seja alcançado. E quem ganha com isso é a população de Mossoró e região, tão carente de serviços de saúde”.

O professor Aldo Gondim disse ainda que a Faculdade Diocesana e a Prefeitura de Mossoró não estiveram presentes mas participaram de outros momentos com o mesmo objetivo, e que comungam do mesmo objetivo.

Fonte: Assessoria