# Zenaide Maia

A deputada federal Zenaide Maia recebeu a notícia do falecimento da vereadora e ex-governadora Wilma de Faria com grande tristeza.  “Recebo a notícia com profundo pesar. Wilma foi uma mulher pioneira em nosso Estado quando assumiu cargos como deputada federal, prefeita de Natal, governadora do Rio Grande do Norte. Sua trajetória representa um marco na luta pela participação feminina na política e isso é questão de orgulho para todas nós mulheres que sabemos da nossa importância. Ela também foi esposa, mãe e avó. Neste momento difícil expresso meus sentimentos e orações aos familiares e a todos os norte-riograndenses. A vereadora e Guerreira Wilma de Faria deixa um grande legado para a política do Rio Grande do Norte”, declara Zenaide Maia.

# Nelter Queiroz

História de Wilma foi marcada pelo pioneirismo e pela quebra de paradigmas, diz Nelter Queiroz .Confira Nota de Pesar emitida pelo deputado estadual Nelter Queiroz em decorrência do falecimento da ex-governadora Wilma de Faria: Com sua trajetória marcada pelo pioneirismo, Dona Wilma fez história em todo o Rio Grande do Norte não só por ter ocupado vários cargos públicos (deputada federal constituinte, prefeita, vice-prefeita e vereadora de Natal; e Governadora do RN) e por ter defendido com unhas e dentes a causa social enquanto esteve no poder, mas também por ter sido uma mulher que quebrou vários paradigmas Rio Grande do Norte a fora. Mesmo em situações controversas, a Guerreira sempre se mostrava uma mulher corajosa, de temperamento e atitudes fortes, obstinada, carismática e sempre destemida. Tenho certeza que sua partida entristeceu todo o Rio Grande do Norte, independente de ideologias partidárias. Em nome de toda família Queiroz, transmito solidariedade aos familiares e amigos da professora Wilma. Que Deus a tenha recebido em bom lugar. Descanse em paz.

# PSDB

O Partido da Social Democracia do Rio Grande do Norte (PSDB/RN), através do seu presidente Deputado Ezequiel Ferreira de Souza e todos os membros da direção partidária manifestam seu mais profundo pesar pelo falecimento da ex-governadora, ex-prefeita, ex-deputada federal, Wilma de Faria, que atualmente exercia mandato de vereadora na Câmara Municipal do Natal. Reconhecemos a contribuição dada por Wilma de Faria, primeira mulher prefeita do Natal e governadora do Rio Grande do Norte, que ao longo de sua trajetória de vida pública, sempre lutou pela realização de sonhos da população e o desenvolvimento da capital e do interior do nosso Estado. Nossos sentimentos aos familiares, em especial a deputada estadual Márcia Maia, que herdou sua força e trabalho, defendendo ações para contribuir com o social. Externamos ainda votos de solidariedade, rogando a Deus a força e o conforto necessário para superar este momento de profunda dor. Mestre em Educação pela UFRN, onde foi professora, Wilma de Faria iniciou sua vida pública em 1979 ao se tornar primeira-dama do Rio Grande do Norte, foi nomeada para a presidência do Movimento de Integração e Orientação Social (MEIOS). Em 1983, assumiu a Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social. Depois foi eleita deputada federal e atuou na Assembleia Constituinte. Seus votos em temas relacionados a direitos sociais e dos trabalhadores fizeram-na figurar entre os deputados nota 10, distinção concedida pelo Departamento Intersindical de Assuntos Parlamentares (DIAP). Foi prefeita de Natal por três vezes, governadora duas vezes e ainda vice-prefeita e vereadora por Natal.