A Universidade Federal Rural do Semi-Árido recebe durante toda esta semana o XXV Encontro Brasileiro de Malacologia – EBRAM e III Simpósio Latino-Americano de Jovens Taxonomistas. O evento teve inicio com a abertura solene no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, nesta segunda-feira, dia 19 de junho, com a presença do reitor professor José de Arimatea de Matos, o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS, professor Rodrigo Costa, a coordenadora local do EBRAM, professora Inês Martins e a presidente da Sociedade Brasileira de Malacologia, professora da UERJ, Sônia Barbosa dos Santos.

A programação do evento segue até sexta-feira, dia 23, com atividades envolvendo minicursos, palestras, conferências, mesas-redondas, oficinas e apresentação de trabalhos científicos e concurso fotográfico. No encontro, estão sendo discutidos temas de âmbitos gerais envolvendo os moluscos, como a conservação de espécies ameaçadas, estado da arte do extrativismo e cultivo de animais comestíveis, bioinvasão, taxonomia, aspectos biológicos, entre outros aspectos.

O Encontro é promovido bianualmente pela Sociedade Brasileira de Malacologia – SBMa. A Instituição foi fundada em julho de 1969 durante o I Encontro dos Malacologistas Brasileiros, realizado em Juiz de Fora, Minas Gerais. Atualmente, representa a maior e mais antiga Sociedade Científica Latino-americana de Malacologia. A SBMa vem realizando seus congressos com regularidade, sem interrupções, reunindo entre 300 a 500 participantes não apenas do Brasil, mas também dos demais países latino-americanos, assim como norte-americanos e europeus.