Fórum de Reitores luta para salvar a pesquisa potiguar.

Reunidos em caráter extraordinário na tarde dessa sexta-feira, 23, o Fórum de Reitores do RN discutiu saídas para a liberação de recursos orçamentários do Estado do Rio Grande do Norte destinados este ano à pesquisa. Convidado do Fórum, o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e do RN (FAPERN), Uilame Umbelino Gomes, expôs que a fundação estadual “está totalmente parada por falta de dinheiro, inclusive para pagar as bolsas de pesquisa”.

A preocupação dos gestores das instituições públicas de ensino superior do Estado é que pesquisas que não podem parar estejam prejudicadas por falta de continuidade. Por isso, há mais de um mês articulam junto aos gestores estaduais e aos parlamentares da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa (ALRN), a liberação de parte dos recursos destinados este ano à fundação.

Constituído pelos reitores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), o Fórum é presidido pela reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Angela Maria Paiva Cruz.