Ufersa inicia semestre letivo recepcionando 1.400 alunos novatos.

Começou na manhã desta segunda, dia 26, o semestre letivo de 2017.1 em todos os campi da Ufersa. Em Mossoró, o acolhimento aos novatos aconteceu no novo Auditório Amâncio Ramalho, no prédio da Reitoria. O espaço ainda não foi entregue oficialmente pela Superintendência de Infraestrutura, mas já deu para acomodar alunos, professores e autoridades com conforto.

Ao todo, 1380 novos alunos iniciaram a graduação na Universidade, com destaque para as primeiras turmas de Pedagogia, em Angicos, e de Letras/Português, em Caraúbas. A Ufersa também recebeu a segunda turma do curso de Medicina neste semestre letivo que começa. Outros 300 estudantes egressos do curso de Ciência e Tecnologia iniciaram a segunda fase da graduação entrando nas engenharias oferecidas pela Ufersa.

A recepção aos novatos foi organizada pela Coordenação Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação e começou com a apresentação da equipe que faz a gestão da Ufersa e também da representação do Diretório Central dos Estudantes da Universidade. Foram apresentados Pró-Reitores das áreas acadêmicas e administrativas e todas as ações desenvolvidas na assistência estudantil, na graduação, na iniciação científica e na extensão. O Reitor da Universidade, o professor José de Arimatea de Matos, deu as boas vindas a cada estudante informando que a Ufersa agora é a nova casa de todos.

O Reitor falou da qualidade da instituição e também pediu para os alunos não desistirem e aproveitarem todos os espaços e serviços oferecidos pela Universidade. “Queremos pedir que vocês (alunos) não desistam nas primeiras dificuldades, procurem os nossos serviços, a nossa equipe de psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e fiquem na Ufersa. Vocês conquistaram vagas disputadas por vários outros estudantes do país, então vamos juntos caminhar até a formatura de todos”, destacou o Reitor.

Depois da apresentação oficial dos gestores, os alunos acompanharam um vídeo institucional mostrando os números e a qualidade da Ufersa e, na sequencia, participaram de uma aula de ginástica laboral com um estagiário de educação física. No final, a programação ficou a cargo do Sistema de Bibliotecas da Universidade. As bibliotecárias Keina Cristina Sousa e Cleide Souza falaram da estrutura e do funcionamento das bibliotecas da Ufersa com um apelo especial à preservação do acervo dos livros e dos equipamentos disponibilizados. A ideia foi sensibilizar os alunos novatos para não riscarem ou rasgarem livros, não sujarem as paredes nem mesas e não quebrarem as cadeiras.

A noite, a programação de acolhimento continua com a recepção aos estudantes dos cursos de Ciência e Tecnologia Nortuno, Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação e Direito. Segundo a Prograd, a Ufersa conta atualmente com cerca de 10 mil alunos matriculados na graduação.

ACOLHIDA NOS CAMPI – Além de Mossoró, ações de acolhida aos novos estudantes devem acontecer nos campi da Ufersa em Caraúbas (nesta terça-feira, dia 27), em Pau dos Ferros (quarta, dia 28), e em Angicos (dia 04 de julho).