Médicas potiguares e Conselheiras do CREMERN recebem importantes reconhecimentos profissionais.

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte recebeu com muita alegria duas boas notícias. As Conselheiras Dra. Maria do Carmo Lopes de Melo e Dra. Ana Maria de Oliveira Ramos receberam importantes homenagens, como reconhecimento profissional, abrilhantando ainda mais a medicina potiguar.
A primeira homenageada foi à médica patologista Ana Maria de Oliveira Ramos, que teve um artigo sobre microcefalia associada ao Zika Vírus publicado na The Lancet, revista científica sobre medicina bastante conceituada. A publicação rendeu um certificado da National Center For Emerging and Zoonotic Infectious Diseases. A médica explica que o artigo foi desenvolvido através de uma pesquisa feita no Serviço de Verificação de Óbitos – SVO de Natal, onde é diretora. “É com imensa satisfação que recebemos este prêmio em reconhecimento pelo trabalho que o SVO-Natal realiza em prol da Vigilância em Saúde do nosso Estado, elaborado com a colaboração do Center for Disease Control (CDC), pelo artigo científico publicado no The Lancet sobre microcefalia associada ao Zika vírus”, comemora Dra. Ana Maria.
Entre os profissionais médicos homenageados na 15ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, está o nome da potiguar Maria do Carmo Lopes de Melo. A ginecologista está entre às personalidades de destaque que fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS). A médica foi selecionada pela notoriedade do trabalho prestado à saúde pública do Rio Grande do Norte e do Brasil, atuando no trabalho de redução da mortalidade materna e infantil, formação, educação continuada e assistência, promovendo a saúde e tornando o SUS cada vez mais forte. “Foi uma grande surpresa. Ninguém do Rio Grande do Norte havia recebido. Trata-se de um reconhecimento de um trabalho que se executa há muitos anos para melhorar a saúde e quase silenciosamente e que tem feito diferença. Um trabalho de relevância para a melhoria o Sistema Único de Saúde. Sinto-me muito feliz e que bom que foi reconhecido”, disse a médica.
Como Conselheira Titular, Dra. Maria do Carmo integra o Grupo de Trabalho de Avaliação do Ensino Médico do CRM-RN, acompanhando e orientando a atuação dos profissionais médicos.