Experts e estudiosos de segurança e cidadania estarão no Seminário Motores em Desenvolvimento do RN.

“Segurança é uma questão de cidadania”. O argumento da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Angela Maria Paiva Cruz, justifica a escolha do tema pela instituição anfitriã da próxima edição do Seminário Motores em Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (SMD). O evento acontecerá na próxima segunda-feira, 03 de julho, a partir das 08h da manhã no Auditório da FIERN, na Av. Salgado Filho, bairro de Lagoa Nova.

Problema nacional e em particular no RN, a segurança pública deve ser discutida, também, por quem produz conhecimento, principalmente as universidades mantidas com recursos públicos, como a UFRN, disse a reitora ao confirmar os convidados para os painéis da edição comemorativa aos 10 anos do evento: Ricardo Brisolla Balestreri, ex-secretário nacional de Segurança Pública, e atual secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás; José Luiz Ratton, pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco e idealizador do Pacto pela Vida (PPV) em 2007, um redutor de homicídios em Pernambuco. Ambos vão compor o 1º Painel do evento, sobre A Segurança Pública e a Cidadania, a ser mediado por Angela Paiva.

O 2º Painel, Estudos e Experiências em Segurança Pública na UFRN, reúne Edmilson Lopes Júnior, estudioso da temática violência nessa universidade; a promotora de Justiça do Ministério Público do RN (MP/RN), Luciana Andrade de Assunção, e o Professor Frederico Lopes, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). O painel terá a mediação de Sheila Freitas, secretária de Segurança Pública e Defesa Social do RN (SESED). Com entrada franca, o Seminário Motores em Desenvolvimento do RN é uma realização do jornal Tribuna do Norte, UFRN, FIERN, Fecomércio e Salamanca Investimentos S/A.

Fonte: Assessoria