Ipem/RN verifica mais de mil produtos na Operação Cozinha Segura

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN) realizou entre 19 e 23 de junho, a Operação Especial Cozinha Segura. Os fiscais percorreram o comércio de Natal para fazer a verificação de eletrodomésticos. A operação tinha como objetivo verificar se os eletrodomésticos atendem à regulamentação do Inmetro e se estão sendo comercializados com o conjunto de informações obrigatórias e o selo de avaliação da conformidade. Estes produtos também devem trazer as informações do fabricante, distribuidor ou importador, além do selo de avaliação da conformidade, mais conhecido como selo do Inmetro.

“Todas essas exigências são necessárias para que o consumidor possa usar esses produtos de forma segura e sem riscos à sua saúde. A medida beneficia também o mercado brasileiro, já que impõe regras iguais à produtos nacionais e importados, garantindo justa concorrência”, disse o diretor-geral do Ipem/RN, Cyrus Benavides.

Produtos fiscalizados

A operação especial “Cozinha Segura” tem como foco os seguintes produtos: batedeira, cafeteira, chaleira, máquina de café, espremedor de frutas, grill, grelha, churrasqueira elétrica, liquidificador doméstico, lavadora de louça, sanduicheira e forno micro-ondas. Os agentes do órgão visitaram 23 lojas e fiscalizaram mais de mil produtos. Nenhum apresentou irregularidade. Para denúncias e reclamações o consumidor deve entrar em contato com a Ouvidoria do órgão através do telefone (84) 98177-8758 e do e-mail ouvidoria-ipem@rn.gov.br.