Via O Povo

No mesmo dia em que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), promete nomear o relator da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) por corrupção passiva, o peemedebista se reúne com 22 parlamentares por mais de 13 horas em busca de apoio político.

São 16 deputados federais e seis senadores. Embora a denúncia do Procurador-Geral da República (PGR), Rodrigo Janot, não passe pelo Senado, o encontro com lideranças dos partidos pode interferir no voto tanto na CCJ quanto no plenário.

Precisando de 34 votos na comissão e 172 no plenário, o governo tem encontrado dificuldades para conseguir apoio. Interlocutores do Palácio do Planalto reconhecem que o cenário é muito incerto e há vários fatores que fogem do controle do governo.

A prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, ontem, além de possíveis novas denúncias contra Temer, por obstrução de justiça e organização criminosa, podem influenciar negativamente e comprometer os votos da base aliada.

Contra a denúncia, o peemedebista justifica que não há provas contra Temer e que a denúncia de Janot é baseada em delação premiada. “Não é bom para o País nós mudarmos de presidente mais uma vez se no próximo ano teremos eleições novamente. Foram só delações, e nada ainda comprovado”, diz.

Confira quais parlamentares se encontram ainda hoje com o presidente:

15h – Senador Roberto Rocha (PSB/MA)

15h30 – Deputado Goulart (PSD/SP)

16h – Senador Pedro Chaves dos Santos Filho (PSC/MS)

16h30 – Senador José Maranhão (PMDB/PB)

17h – Deputado Luiz Lauro Filho (PSB/SP)

17h30 – Deputado Wilson Filho (PTB/PB), vice-líder e o ex-senador Wilson Santiago, presidente do PTB na Paraíba

18h – Deputado Lelo Coimbra (PMDB/ES), líder da maioria na Câmara dos Deputados

18h30 – Deputado Rogerio Peninha Mendonça (PMDB/SC)

19h – Deputado José Priante (PMDB/PA)

19h30 – Deputado Aníbal Gomes (PMDB/CE)

20h – Deputado Alfredo Kaefer (PSL/PR)

20h30 – Deputado Átila Lins (PSD/AM)

21h – Deputado Darcísio Perondi (PMDB/RS) e Deputado Sinval Malheiros (PODE/SP)

21h30 – Deputado Roberto de Lucena (PV/SP)