Ex-secretário de Obras de Natal Fred Queiroz assina delação premiada

O ex-secretário de obras de Natal Fred Queiroz fechou acordo de delação premiada. Ele foi preso na mesma operação que prendeu o ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB) no mês passado, na operação Manus, um desdobramento Lava Jato que investiga corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas.

Fred Queiroz é dono da empresa Pratika Locações, apontada como a principal responsável pela lavagem de dinheiro vindo de doações legais e ilegais de campanhas do ex-ministro. O acordo foi assinado com o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual e aguarda a homologação do juiz da 14ª Vara do Rio Grande do Norte, Francisco Eduardo Guimarães Farias.

Desde sexta-feira (23), ele está solto. Segundo envolvidos nas investigações, nos anexos que integraram sua proposta de delação, o ex-secretário detalhou os contratos que fez usando a Pratika em campanhas de Henrique e outros políticos realizadas entre 2010 e 2016.

Ele detalhou como usou contratos fictícios da empresa para irrigar as campanhas de Henrique Alves arcando com custos de mobilizações de militâncias, repasses a assessores e políticos. O empresário também detalhou saques de propina que fez em espécie em caixas de bancos.