UnP oferece atendimentos gratuitos para crianças em Mossoró.

Através de um trabalho multiprofissional envolvendo seis cursos da Escola da Saúde, a Universidade Potiguar (UnP), integrante da rede Laureate, iniciou neste mês de julho as atividades do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (Ladin) no Campus Mossoró. O projeto tem por objetivo atender crianças na faixa etária entre dois e seis anos de idade oferecendo serviços voltados para a estimulação precoce na primeira infância. Os atendimentos são feitos de forma gratuita e crianças já estão sendo acolhidas pelo programa.

Participam do Ladin, os cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. Ao todo, cerca de 25 alunos fazem os atendimentos acompanhados por professores. A população é recebida de segunda a quinta-feira com programações de aproximadamente 50 minutos envolvendo atividades lúdicas e recreativas, utilizando a estrutura de brinquedos, tatames e outros equipamentos. Algumas das ações são realizadas em grupo e outras de forma individual.

“Nessa faixa etária, as crianças necessitam de uma estimulação motora, cognitiva, afetiva e social para o seu desenvolvimento. Por isso, todos os atendimentos são pensados nesse sentido”, explica a Coordenadora Acadêmica do Curso de Psicologia em Mossoró, a profª Bruna Carlos. A docente é coordenadora do Ladin juntamente com o Coordenador Acadêmico de Educação Física, prof. Dimas Morgan. Ela esclarece que nas sextas-feiras o horário é reservado para a reunião de planejamento das equipes que pensam as ações de forma a oferecer um serviço cada vez melhor à população.

Periodicamente, a equipe do Ladin realizará sessões de triagem para preenchimento das fichas de pré-cadastro que auxiliarão a selecionar os pacientes para o programa. E, apesar de haver uma grande demanda para esse segmento, a professora explica que o projeto não é voltado somente para crianças com deficiência. “De uma forma natural, essas famílias têm mais necessidade do serviço e nos procuram, mas não estamos restritos a atender somente esse público. Ao contrário, é saudável para o desenvolvimento o relacionamento entre as crianças típicas e aquelas que têm deficiências”, afirma.

Para mais informações sobre os atendimentos do Ladin, os interessados podem ligar para o número (84) 3323-8239 ou se dirigir ao Campus Mossoró que fica localizado na Avenida João da Escóssia, 1561, bairro de Nova Betânia.