Fernando Haddad é mesmo o Plano B do PT, caso Lula seja condenado pelo TRF-4.

Fernando Haddad (PT-SP) já está percorrendo o Brasil, como preconizou Lula ao dizer que o ex-prefeito pode substituí-lo como candidato a presidente caso a Justiça o impeça de disputar a eleição em 2018. Desde junho, Haddad já foi ao Rio duas vezes, a Belo Horizonte e a Montes Claros, em Minas, a Goiânia e a Brasília. Tem outras dez viagens marcadas, para cidades como Campinas, Avaré, Florianópolis, São Luís, Recife, João Pessoa, Fortaleza e Natal. Quase sempre fala a estudantes em universidades, aproveitando para dar entrevistas à imprensa local.

“O Haddad pode ser uma personalidade importante, se ele se dispuser a percorrer o Brasil”, disse Lula na quinta-feira (dia 20) ao programa “Na Sala do Zé”, de José Trajano, quando questionado sobre possíveis nomes para substituí-lo na cédula de 2018. “Eu já falei ‘companheiro Haddad, é o seguinte: você tem que botar o pé na estrada, falar o que você fez na educação, Haddad’ “.

É LULA – Em conversas com outros políticos e dirigentes partidários, Haddad sempre evita responder se seria candidato no caso de impedimento de Lula. O ex-prefeito adota o discurso do PT, de que o partido não tem plano B. Ainda sobre Lula, o PSDB nacional tirou do ar uma enquete realizada em seu site que perguntava a opinião do público sobre a condenação do ex-presidente. Até a tarde de quinta-feira (dia 20), a pesquisa apontava que 93% acreditavam que a sentença “foi uma decisão política”. O partido diz que a enquete foi retirada porque houve a suspeita de que alguém acionou robôs virtuais para influenciá-la. Os administradores teriam ficado com medo de que o site saísse do ar por conta do número elevado de acessos.

Por Mônica Bergamo