Ufersa promove Dia de Campo sobre a cultura do alho na Região Serrana do RN.

O Centro de Ciências Agrárias da Ufersa, em parceria com a Embrapa Hortaliças do Distrito Federal, promove na próxima sexta, dia 28 de julho, um Dia de Campo em Portalegre, na região serrana do RN. O encontro deve reunir estudantes e principalmente produtores rurais da região e tem o objetivo de restabelecer o cultivo e renovar o sistema produtivo para um melhor aproveitamento da cultura do alho.

As pesquisas sobre a cultura na região começaram em 2012, por meio de parceria com a Embrapa Hortaliças (Distrito Federal), na pessoa do Dr. Francisco Vilela Resende (Pesquisador A – Sistemas de Produção). A primeira fase do programa de revitalização da cultura do alho (2012 a 2014) concentrou-se na avaliação de cultivares mais produtivas, e com melhor aceitação de mercado, levando em consideração as peculiaridades da região, e nos ajustes da tecnologia de vernalização, ponto fundamental para adaptação de novas cultivares as condições climáticas do Rio Grande do Norte. A vernalização é o processo de armazenamento dos bulbos-semente em câmara fria com temperatura de 3 a 5ºC, por um período de 40 a 60 dias, com umidade entre 70 a 80%. No Brasil, essa técnica é empregada para produção de alhos nobres onde o fotoperíodo (duração do dia em relação à noite em um tempo de 24 horas) e a temperatura são limitantes.

Na segunda fase, em andamento, pretende-se investir em regiões serranas com altitudes acima de 500 metros, com condições climáticas mais favoráveis ao cultivo do alho nobre. Desse modo, nos últimos três anos, os experimentos com o plantio de alho nobre em Martins e Portalegre (720 e 620 m de altitude, respectivamente), sem tradição de cultivo com a hortaliça, estão respondendo de maneira bastante positiva a algumas novidades tecnológicas, a exemplo da vernalização.

A professora Zuleide Negreiros, da Ufersa, vem acompanhando as pesquisas desde o início em Portalegre e diz que este é o momento oportuno de fazer um Dia de Campo na área onde estão sendo desenvolvidos três experimentos com alho nobre infectado e livre de vírus vernalizado. Esses experimentos fazem parte de duas ações de pesquisa do Projeto “Cultivo de alho nobre e seminobre na região serrana do Rio Grande do Norte” aprovado em novembro/2016, no âmbito da CHAMADA MCTI/CNPq Nº 01/2016.

“Com esse projeto, constituído de três ações de pesquisa, espera-se alcançar a definição de cultivares de alho nobre e seminobre livre de vírus com melhor desempenho produtivo e qualitativo em região serrana do Rio Grande do Norte; determinar a densidade de plantio e tamanho de alho-semente que promova melhor produção e qualidade do alho infectado ou não de vírus, bem como, a definição da dose de fósforo no plantio que proporcione a máxima eficiência agronômica e viabilidade econômica em alho vernalizado produzido em Portalegre/RN”, explicou a professora Zuleide.

O Dia de Campo em Portalegre será realizado no Sítio Genipapeiro e começará a partir das 8h. Pela programação, o evento será dividido em 4 estações de palestras. São elas: A Cultura do Alho com o Dr. Francisco Vilela Resende; Tecnologias de Produção para o RN, com a Dra. Maria Zuleide Negreiros; Irrigação na Cultura do Alho, com o Dr. Francismar de Medeiros; e Alho-semente livre de vírus, com o Dr. Francisco Vilela Resende.

Fonte: Assessoria