Estudo elaborado pela UERN avalia impacto socioeconômico do Mossoró Cidade Junina.

Em solenidade realizada na tarde desta terça-feira, 25, no Salão dos Grandes Atos, na Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) entregou ao Município o relatório do estudo sobre o impacto socioeconômico do Mossoró Cidade Junina 2017.

A pesquisa foi desenvolvida no período de 1º de junho a 21 de julho, e envolveu 20 estudantes dos cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Gestão Ambiental e Turismo. Os trabalhos foram coordenados por cinco professores dos Departamentos de Ciências Econômicas e de Ciências Contábeis.

O reitor da UERN, o professor Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, destacou que a elaboração e o desenvolvimento de estudos dessa natureza fortalecem o trabalho de formação da Universidade, ao mesmo tempo em que a aproxima da comunidade onde ela está inserida.

“Oportunidades como esta são fundamentais para a formação completa de nossos estudantes. O estudo possibilita à UERN, através de seus professores e alunos, sair da sua zona de conforto, das quatro paredes da sala de aula e contribuir efetivamente para o benefício da sociedade”, diz o reitor, enfatizando que a pesquisa permite ainda uma maior aproximação entre os estudantes com o mercado em sua área de formação.

A aluna Jordana Souza, do 6º período do curso de Turismo, ratifica a fala do professor Pedro Fernandes, destacando que a experiência foi fundamental para a sua formação profissional. “É muito bom poder ter contato com o público, conversar com prestadores de serviços e entender na prática sobre nossa área. A experiência foi muito relevante”, avalia.

A prefeita Rosalba Ciarlini agradeceu a parceria com a UERN e parabenizou a elaboração do estudo que deverá nortear o planejamento do Mossoró Cidade Junina para o ano de 2018. “A Universidade não se limita a entregar diplomas, ela é muito mais que isso. A parceria com a UERN é de fundamental importância para o desenvolvimento de ações que refletem no benefício da comunidade”, destaca.

Para o professor Me. Jandson Dantas da Silva, do departamento de Ciências Contábeis, o estudo traz benefícios em diferentes aspectos. “Para o estudante, o estudo possibilita colocar em prática a teoria vista em sala de aula; para o professor, a pesquisa também oportuniza uma prática mais potencializada do conteúdo ministrado; e para a sociedade, o trabalho representa uma contribuição efetiva para o seu desenvolvimento”, declara.

A reunião para a entrega do resultado do estudo elaborado pela Universidade contou ainda com a presença do vice-reitor da UERN, o professor Aldo Gondim ; da vice-prefeita, Nayara Gadelha; dos secretários municipais de planejamento, Aldo Fernandes; de Cultura, Eduardo Falcão; de Desenvolvimento Econômico, Lahyre Rosado Neto; de Segurança, Eliéser Girão; e de Comunicação Social, Aglair Abreu; e estudantes participantes do projeto.

Fonte: Assessoria