Nesta quarta, 26, foi especial para professores e, principalmente, para os alunos do curso de Ciência da Computação da Ufersa em Mossoró. É que a Universidade entregou oficialmente o novo bloco de Laboratórios do curso, construído no Campus Leste, nas imediações do Expocenter. O LCC, como vem sendo chamado, possui 7 laboratórios exclusivos para graduação, 2 laboratórios híbridos (graduação/pós-graduação) e 4 laboratórios para pesquisa e extensão.

Na solenidade de inauguração, estavam presentes o Reitor, o professor José de Arimatea de Matos; o Vice-Reitor, o professor José Domingues Fontenele Neto; o Diretor do Centro de Ciências Exatas e Naturais, o professor Rafael Castello; o Coordenador de Ciência da Computação, o professor Leonardo Augusto Casillo; o Vice-Coodenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, o professor Milton Mendes; e o Coordenador da Licenciatura em Computação à Distância, o professor Paulo Gabriel Gadelha. A estudante, Vitória Íris Santana, representou os alunos e o Centro Acadêmico do Curso.

Dos laboratórios de graduação do LCC, 3 tem capacidade para 45 alunos e 4 tem capacidade para 25 alunos. Somando todos os laboratórios, são cerca de 400 computadores. Dois laboratórios foram equipados com máquinas novas e os demais receberam máquinas de outros locais da Ufersa. O prédio ainda conta com uma copa, uma secretaria e sala de reuniões.

De acordo com o professor Leonardo Casillo, o LCC reuniu em um só local 90% das disciplinas que necessitam de laboratórios de informática. Todas as disciplinas práticas de Ciência da Computação estão alocadas no novo prédio, assim como as disciplinas de geoprocessamento e informáticas básica e aplicada dos cursos de Ciência & Tecnologia, Biotecnologia, Agronomia, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Pesca e Engenharia Florestal. “Isso significa que além dos cerca de 200 alunos da graduação em Ciência da Computação, temos os alunos do mestrado em Computação, 8 disciplinas de informática aplicada, 3 de informática básica e 2 tópicos de informática. Como cada disciplina de informática tem uma média de 40 a 50 alunos, podemos dizer que aproximadamente 800 alunos passam pelo Laboratório de Ciência da Computação durante a semana”, explicou Casillo.

O Coordenador também esclareceu que a entrega do LCC marca uma nova era para a Ciência da Computação da Universidade. “Aqui teremos ensino, pesquisa e extensão, num só local”. Ele aproveitou para agradecer a Infraestrutura, a Administração, a Superintendência de Informática da Ufersa e os alunos que se empenharam para ver o novo prédio funcionando. Como forma de reconhecimento, o professor Leonardo entregou um Certificado de Agradecimento para 15 alunos do curso.

As autoridades acadêmicas também agradeceram e parabenizaram todos pela conquista do novo prédio. O Reitor Arimatea falou do desafio de construir e equipar o LCC diante do momento difícil da economia nacional, mas deixou claro que os esforços não param para melhorar a estrutura da Ufersa. “Entregamos hoje um novo prédio que começou a ser planejado com o ex-Coordenador do curso e que prosseguiu com a atual Coordenação de Computação. A nossa expectativa é que essa nova estrutura possa melhorar cada vez mais o ensino, a pesquisa e a extensão da Computação da Ufersa e aumentar a taxa de sucesso da graduação do curso”, finalizou o reitor.

Fonte: Assessoria