INSS/RN conclui atendimento digital até dezembro de 2017.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está implantando, em todo o país, um novo sistema de atendimento para a população brasileira. O “INSS Digital”. O projeto, testado em caráter experimental na Gerência Executiva em Mossoró, transforma a tramitação de processos para o modo digital, agilizando a análise dos requerimentos e a concessão dos benefícios.

O “INSS Digital” consiste na adoção de uma nova forma de atendimento em que o cidadão tem acesso aos serviços com rapidez. Além disso, o servidor do Instituto é beneficiado com a distribuição da demanda entre as unidades e ambientes de trabalho mais tranquilos para a análise dos benefícios.

O sistema engloba, necessariamente, o estabelecimento de parcerias entre a autarquia e as entidades representativas dos trabalhadores, para facilitar o acesso aos serviços, tornando mais ágil o reconhecimento de direitos dos cidadãos. São os chamados Acordos de Cooperação Técnica (ACT), que permitem aos segurados requererem o benefício em sindicatos, colônias de pescadores ou outra entidade da qual seja associado, sem precisar ir a uma Agência da Previdência Social. Nessa modalidade de atendimento, os processos são digitalizados e enviados eletronicamente para as unidades do INSS que trabalham, exclusivamente, com requerimentos eletrônicos.

Rio Grande do Norte – ,As Agências da Previdência Social nos municípios de Martins, ,Mossoró e Pau dos Ferros já atuam com essa nova forma de atendimento, trabalhando somente com protocolos de requerimentos. “Os serviços agendáveis foram todos retirados. O segurado agenda, apenas, o protocolo, em 15 minutos, por meio do INSS Digital”, explica o gerente-executivo, Francisco Osimar.