Praticamente todo acesso à internet utilizado pelas maiores instituições públicas de ensino superior de Mossoró se dá por intermédio de, aproximadamente, dois quilômetros de cabo de fibra óptica que conectam a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), o Instituto Federal do RN (IFRN) e a Universidade do Estado do RN (UERN). Essa estrutura, no entanto, será expandida para 25 quilômetros de cabeamento que irá percorrer quase todo o perímetro central da cidade de Mossoró a partir da instalação da Rede GigaMossoró.

A Rede é uma parceria entre as três Instituições com intuito de instalar uma Rede Metropolitana (REDECOMEP) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A RNP já está presente nas 27 Unidades da Federação e o Rio Grande do Norte será mais um Estado a receber mais de uma REDECOMEP, visto que a primeira, liderado pela UFRN, já conecta instituições na região metropolitana de Natal.

Com a estrutura de cabeamento que irá cruzar a cidade, além de melhorar o fluxo de dados entre as três instituições sediadas na região Leste de Mossoró, também irá agregar à conexão outras Unidades espalhadas nas demais regiões da cidade. No caso da UERN, por exemplo, serão acrescidas a Faculdade de Ciências da Saúde – FACS, em funcionamento no Bairro do Aeroporto, e ainda a Reitoria e a Prática Jurídica, instaladas no Centro.

Atualmente, as três universidades trabalham limitadas com a capacidade máxima de até um 1 Gigabyte. A partir da Rede, esse montante poderá chegar à potência máxima de até 100 Gigabytes, graças à instalação de 20 canais ópticos espalhados pela cidade. A iniciativa será fomento para mais pesquisas, inovação e atividades de ensino, exigência principal para viabilizar o investimento da RNP, que irá aplicar cerca de R$ 1,4 milhão com a estruturação da Rede GigaMossoró.

Desde 2002, a RNP é uma Organização Social (OS) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e mantida em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD) com a incumbência de promover o desenvolvimento tecnológico e apoiar a pesquisa de tecnologias de informação e comunicação a partir de serviços e projetos inovadores e qualificando profissionais, além de fornecer infraestrutura de redes avançadas que viabiliza e facilita a pesquisa colaborativa em diversas áreas do conhecimento.

Em cada REDECOMEP da RNP é montado um Comitê Gestor com integrantes de todas as instituições gestoras e ainda um Comitê Técnico, do qual também participam as instituições parceiras. O Comitê Gestor é coordenado pela instituição-abrigo da Rede, que, no caso da GigaMossoró, será a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, além da UERN e IFRN.

Serviço

Os trabalhos para implantação da Rede GigaMossoró já estão em andamento há três anos e será oficialmente lançado nesta terça-feira, dia 15, às 14h, no Auditório Amâncio Ramalho, no Prédio da Reitoria da Ufersa, Lado Leste. Participarão do evento os reitores e equipe técnica das Instituições de Ensino Superior, representante da RNP e da Rede Giga Natal, além de convidados do Poder Executivo e Judiciário de Mossoró e Estado, e empresas de provedores.

Números

 

2 km é a atual rede de fibra óptica entre as 3 instituições

25 km será a expansão de cabeamento com a chegada da Rede GigaMossoró

1,4 milhão de reais será investido pela RNP