TRT-RN inicia testes com o SerasaJud nesta semana.

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) aderiu ao sistema SERASAJud, resultado da parceria entre o Conselho Nacional de Justiça e a Serasa Experian, que agiliza a cobrança de dívidas em processos judiciais. O sistema já vem sendo utilizado por vários tribunais do país e começou a ser testado pelo TRT do Rio Grande do Norte, por meio de uma experiência piloto na 5ª Vara do Trabalho de Natal.

Pelo calendário de implantação definido pelo TRT-RN, o SERASAJud será implementado em todas as Varas do Trabalho do Rio Grande do Norte a partir de 25 de setembro deste ano, logo após a Semana Nacional da Execução Trabalhista. “A hora de procurar a Justiça do Trabalho para conciliar suas dívidas é agora e, principalmente, durante a Semana da Execução. Depois, vai ficar um pouco mais complicado para o devedor”, alerta o juiz Michael Knnaben, coordenador do Centro de Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC-Natal).

A aplicação do SerasaJud substitui milhares de trâmites em papel por ofícios eletrônicos com segurança garantida por certificação digital. O SerasaJud otimiza o trabalho dos magistrados na emissão de ordens judiciais para retirada do nome dos cidadãos do cadastro de inadimplentes em razão de registros indevidos. Atualmente, esta demanda gera cerca de 28 mil ofícios em papel por mês que serão convertidos em oficiamentos eletrônicos de tramitação simplificada.

Outra funcionalidade do SerasaJud é a inclusão, por meio de decisão judicial, do nome de devedores na lista de inadimplentes, conforme regra do novo Código de Processo Civil.