I Workshop de Tecnologias de Redes reúne gestores e técnicos na UFRN.

 

Representantes de instituições clientes do Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do Rio Grande do Norte (PoP-RN/RNP), além de integrantes das Redes GigaNatal e GigaMetrópole, participam do I Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-RN (WTR), realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde a última terça-feira, 22, no campus central. A abertura do evento aconteceu nesta quarta-feira, 23, no Instituto Metrópole Digital (IMD), onde ocorre a programação de palestras e apresentações técnicas sobre projetos e serviços realizados pelo PoP-RN.

Hospedado na UFRN desde 1996, o Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa no Rio Grande do Norte (PoP-RN/RNP) opera mais de cem conexões em Natal e no interior. São atendidas instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa, além de sites municipais e do governo estadual. “O papel do PoP se amplia com a rede GigaNatal e a mais recente rede GigaMetrópole, que fornece infovias para 10 cidades. Essa estrutura é fundamental e estratégica para o desenvolvimento do Estado”, ressaltou o diretor do IMD, José Ivonildo do Rêgo.

O reitor em exercício da UFRN, José Daniel Diniz Melo, avaliou que o workshop ocorre em um forte momento de crescimento da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no RN, com destaque para a criação neste ano do Parque Tecnológico Metrópole Digital e a realização da Campus Party Natal em 2018. “É importante discutir os avanços, desafios e conquistas, a fim de fortalecer as iniciativas existentes e pensar em novas ações. Que a partir deste evento possamos todos estar conectados na direção do futuro”.   A solenidade de abertura foi seguida pela apresentação do coordenador administrativo do PoP-RN, professor Sérgio Fialho, sobre o ponto de presença. A programação continua no decorrer desta quarta-feira, com encerramento previsto para as 18h.