O professor Francisco Vieira da Silva, do Campus Caraúbas, lança nesta quinta-feira, 24, às 16h, o livro “Egos em evidência: a intimidade na era das mídias digitais”, na sala 5 do Bloco III, da Faculdade de Letras e Ares (FALA), na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A obra é fruto de sua tese de doutorado em Linguística, defendida em 2016 na UFPB. O lançamento faz parte das atividades do IV Colóquio Nacional Linguagem e Discurso (CONLID).

“Este livro analisa o modo através do qual o site Ego espetaculariza a intimidade do sujeito celebridade. Para tanto, partimos das reflexões teóricas engendradas no âmbito da Análise do Discurso, especialmente das ressonâncias advindas das elucubrações de Michel Foucault para essa vertente teórica. Ao concebermos que a noção de intimidade erige-se no contínuo deslizar das descontinuidades históricas, objetivamos, a partir de uma visada, genealógica, aventar as condições de possibilidade que fazem com que essa noção se (re)configure ao longo do tempo, assumindo outros modos de existência.

Acrescentamos a essa constatação a constituição mutante dos sujeitos os quais, ao longo da história, estiveram atrelados à fama, à glória, ao estrelato”, explica o professor.

Segundo o docente, a escolha do corpus da obra, formado por 38 notícias veiculadas no site Ego, ancorou-se nas constatações a respeito do caráter rizomático da web, recrudescido, especialmente, a partir da popularização das redes de interconexão social.

“Boa parte das notícias que tematizam a intimidade do sujeito famoso provêm das confissões, corporificadas na natureza semiológica dos enunciados produzidos no âmbito das redes sociais”, conclui.