Reitores posicionam-se sobre crise que atinge as universidades.

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) lançou, na quinta-feira (24), uma nota à sociedade expressando a sua preocupação diante do contingenciamento dos recursos orçamentários das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Apresentando os problemas enfrentados, como perdas orçamentárias em 2017 e orçamento de capital e custeio de 2018, a Andifes destacou que as medidas comprometem o funcionamento das universidades públicas, referências na formação dos profissionais na educação superior, instituições responsáveis inclusive por parte expressiva da ciência e da inovação que geram riqueza e renda para a sociedade brasileira.

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, que até o mês de julho presidiu a Andifes, considera grave a implicação dos cortes nas áreas de educação, ciência e tecnologia. Nesta perspectiva, a Andifes também encaminhou, na mesma quinta-feira, ofício ao Ministro da Educação, no qual enfatiza que as medidas causam grandes prejuízos, e, se confirmadas, algumas contrariam até mesmo o princípio constitucional de autonomia das universidades federais, como a possibilidade, inédita, de retenção dos recursos de capital. No mesmo dia, a Associação enviou documento à Câmara dos Deputados para que o legislativo federal crie uma Comissão Geral para debater no plenário as condições orçamentárias das Instituições Federais de Ensino Superior. Defendendo que o desenvolvimento científico e tecnológico é fator de evolução e distinção para a economia das regiões, Ângela Paiva ilustrou a dimensão do problema.

“Uma região como o Rio Grande do Norte não pode prescindir da contribuição social, econômica e estrutural que a UFRN, a Ufersa e o IFRN propiciam hoje. Modificar ações que atingem tantas pessoas é prejudicar a maior parte da população”. Tanto a Nota à Sociedade como os ofícios foram fruto de reunião do Conselho Pleno da Andifes, nos dias 23 e 24 de agosto, e estão disponíveis no endereço www.andifes.org.br.

Fonte: Assessoria