O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep divulgou o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade 2016 para o grupo de cursos do qual três graduações da Ufersa integram. São eles: Agronomia e Medicina Veterinária, cada um com Conceito 4; e Zootecnia, com Conceito 3. Esse Indicador de Qualidade avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes na parte de Formação Geral, o desempenho dos estudantes concluintes e o total de estudantes concluintes.

O Conceito Enade atribuído aos cursos varia em uma escala de 1 a 5. O exame é composto de 40 questões, divididas em duas partes. A primeira tem questões de múltipla escolha e discursivas para temas como sociodiversidade, biodiversidade, globalização, cidadania e problemas contemporâneos. A segunda visa aferir as competências, habilidades e o domínio de conhecimentos necessários para o exercício da profissão.

 

O exame é aplicado em grupos de cursos, conforme as áreas do conhecimento. Nesta edição, além dos três mencionados acima, foram avaliados os cursos de Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Nutrição; Odontologia; Serviço Social; Tec. em Agronegócio; Tec. em Estética e Cosmética; Tec. em Gestão Hospitalar e Tec. em Gestão Ambiental.

No caso do Curso de Medicina, que também é ofertado pela Ufersa, não há Conceito Enade ainda porque o Exame só é aplicado aos cursos que dispõe de estudantes com status “Formando”, e a primeira turma de Medicina da Instituição ingressou no semestre letivo de 2016.1.

O Conceito Enade é um dos parâmetros para o Índice Geral dos Cursos – IGC, indicador atribuído às Universidade. Atualmente, conforme o banco de dados atualizado pelo MEC em junho deste ano, o IGC da Ufersa é 4, em uma escala que também varia de 1 a 5.

Fonte: Assessoria