O Grupo Verde de Agricultura Alternativa (GVAA) da Ufersa recebeu no mês de agosto a visita da Caravana Cultural e Agroecológica Kombosa me carREGA, projeto idealizado pela agrônoma Isabela Ladeira e a engenheira ambiental Marília Cucolicchio.

Durante três dias de convivência, ambas as equipes que são integrantes da Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil, a REGA-Brasil, compartilharam conhecimentos e experiências. Na programação, rodas de conversas como atividade preparatória para os estudantes da Ufersa que irão participar do X Congresso Brasileiro de Agroecologia e do IX Encontro Nacional dos Grupos de Agroecologia que acontece neste mês de setembro em Brasília; oficina sobre ginecologia política ofertada para mulheres de Mossoró e região e um mutirão de convivência no assentamento Paulo Canapum, em Apodi.

O interesse em contribuir para a consolidação da agroecologia no país é um dos vários pontos de convergência entre o GVAA e a Kombosa me carREGA. Segundo Yara Lemos, estudante de engenharia florestal da Ufersa e integrante do GVAA, o grupo funciona na Universidade cumprindo o papel de colocar os estudantes em contato com a prática por meio da troca de experiências com a comunidade. Além disso, eles também desenvolvem atividades de ensino pesquisa e extensão na área experimental do grupo, localizada próximo ao antigo zoológico, no lado leste do Campus Sede, produzem alimentos e promovem vivências com alunos de vários cursos, aproximando-os da realidade do semiárido e dos agricultores da região.

“Nós temos que servir a comunidade que nos recebe e, no caso, a Ufersa está inserida na comunidade de Mossoró e ao redor, então nós temos o dever de romper os muros da universidade e construir o saber junto a população. Nós temos que trocar experiências com a comunidade, aprendemos muito quando estamos em contato com os agricultores familiares. Eles têm um saber que nós não obtemos dentro da universidade”, explica Yara.

O percurso da Caravana Kombosa me carREGA também vem sendo construído através de trocas que são enriquecidas a cada destino. Após 20 mil km e seis estados percorridos durante oito meses de viagem em uma Kombi adaptada para uma “casa sobre rodas”, Isabela e Marília vêm deixando marcas positivas nos locais em que passam e acumulando muito conhecimento na bagagem. “A Caravana tem esse propósito metodológico de fazer uma caminhada pelo território a partir de um olhar coletivo sobre as experiências”, diz Isabela.

As viajantes gostaram do que viram na Ufersa após visitarem a área experimental cuidada pelo GVAA. “Nós visitamos a área que eles cuidam, fazem experimentos e praticam agroecologia e achamos muito interessante. Eles tão produzindo muitos alimentos de uma forma agroecológica, sem veneno. Tem estudantes que trabalham lá diariamente”, relata Marília.

Elas também destacaram a importância do Grupo Verde para a Instituição. “Os grupos de agroecologia como o GVAA cumprem um papel muito importante na formação dos estudantes que fazem parte do grupo porque existe uma lacuna muito grande entre o que é visto em sala de aula e a realidade e são os grupos que cumprem esse papel de colocar a mão na massa”, afirma Marília.

Os dias de convivência serviram para fortalecer a parceria entre os grupos e motivar ainda mais os membros do GVAA. “A vinda da Kombosa trouxe muita motivação para os participantes do Grupo Verde. É um momento de afirmação, de vermos que o que nós estamos construindo realmente é um pensamento maior do que está aqui, acho que estamos nos fortalecendo, estamos mais engajados”, comenta Yara.

Além do trabalho realizado diariamente, o GVAA também possui vários planos para caminhos futuros, entre eles, a obtenção do CNPJ que possibilitará a formalização das atividades do grupo. Já a Kombosa me Carrega segue viagem pelo Brasil. Isabela e Marília pretendem passar mais um ano viajando pelas outras regiões do país com o intuito de fortalecer a rede da agroecologia, ensinando e aprendendo.