Obra de Niemeyer abandonada vira pista de skate improvisada em Natal.

Projetada para servir como um espaço de turismo e eventos religiosos, uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) inaugurada há 11 anos em Natal (RN) virou pista de skate improvisada, após ser depredada e abandonada pelo Estado.

O Presépio de Natal, como foi batizada, tem as principais marcas da arquitetura de Niemeyer, com curvas e concreto, e custou R$ 1,2 milhão com recursos do governo do Estado. Atualmente, está pichada e depredada. O Estado prometeu reformar o espaço há um ano, mas o projeto não saiu do papel.

A estrutura fica localizada em uma das áreas mais valorizadas da capital potiguar e está bem em frente à Arena das Dunas, estádio construído para a Copa de 2014. O complexo do Presépio tem 10 mil metros quadrados e, quando foi entregue, tinha previsão de abrigar seis lojas, uma lanchonete, área administrativa, dois banheiros públicos, praça, estacionamento e jardim.

Hoje, só restam as paredes e o piso. Todas as portas, louça sanitária, iluminação e demais instalações foram arrancadas e furtadas. Ao ser inaugurada, a área chegou a sediar cinco feiras de artesanato, mas nunca teve uma rotina administrativa. As lojas e lanchonete nem sequer chegaram a funcionar.

Folha de São Paulo