Temas ligados à saúde, desde o combete ao mosquito da dengue até questões ligadas aos problemas que envolvem o Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo trabalhados pelos estudantes das escolas públicas de dez municípios potiguares no XII Festuern.

Os espetáculos estão sendo apresentados desde a última segunda-feira (11) no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró, levando a platéia, formada em sua maioria também por estudantes de escolas públicas, a refletir sobre os temas tratados e sua relação com a arte e a educação, dentro da proposta apresentada pelo Festuern, o Teatro do Bem Viver. De acordo com a coordenadora geral do Festuern, Jéssica Figueiredo, o tema surgiu em 2016, quando o Rio Grande do Norte enfrentou uma grave epidemia de dengue e foi proposto como tema.

Os grupos de teatro aceitaram o desafio e todos os aapectos do Teatro do Bem Viver pró-reitor de extensão da UERN, Etevaldo Almeida, podem ser retratados nos espetáculos do Festuern. Como todos os anos, o troféu Festuern homenageia uma personalidade com o Troféu Candeeiro. Nesta edição o homenageado é o ex-reitor Milton Marques de Medeiros, que segundo o atuou de forma significativa para a arte, educação e saúde no Rio Grande do Norte.

A família de Milton Marques foi representada na abeetura oficial do Festuern pela esposa do homenageado, Zilene Cabral. Ela agradeceu ao reitor Pedro Fernandes pela homenagem e relembrou o cuidado, amor e dedicação que o ex-reitor teve com a UERN, e de maneira bem especial, com o Festuern, destacando o papel transformafor e multiplicador do festival que leva arte e educação a todo o Rio Grande do Norte.

O XII Festuern prossegue até esta quarta-feira (13), no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró, com apresentações nos turnos manhã, tarde e noite. A entrada é gratuita e a organização pede que seja doado um quilo de alimento não-perecível para ser direcionado à instituições filantrópicas.