O pagamento do abono salarial do PIS começa nesta quinta-feira para os trabalhadores nascidos em setembro. O abono pode chegar a um salário mínimo (937 reais), dependendo do período trabalhado em 2016 – ano-base do calendário de pagamento. Aqueles que não sacaram o benefício do PIS/Pasep do ano-base 2015 podem retirar o dinheiro desde 27 de julho.

Para ter direito ao benefício é necessário ter trabalhado com carteira assinada ao menos 30 dias durante 2016, sendo eles consecutivos ou não, e ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos (1.760 reais). Também é preciso estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos e o empregador deve ter informado seus dados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Ao todo, 24,34 milhões de brasileiros têm direito ao PIS/Pasep do ano-base 2016. Até o final de agosto 3,6 milhões de trabalhadores tinham sacado o benefício, o que corresponde a 14,85% do total. Os recursos ficam disponíveis para saque até o dia 30 de junho de 2018. O último lote do abono será liberado em março do próximo ano.