Pós-Graduação em Fitotecnia e em Ciência Animal da Ufersa sobem no conceito da Capes.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes, divulgou nesta terça, 19, os resultados da avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Entre os programas avaliados estão o de Fitotecnia e o de Ciência Animal da Ufersa. E a boa notícia é que os dois Programas subiram no conceito da Capes. O Programa de Ciência Animal saltou de 4 para 5 e o de Fitotecnica passou de 5 para conceito 6, o maior da Ufersa. Os novos conceitos vieram depois de análise feita pelas comissões de área de avaliação, que ocorreu entre 03 de julho e 11 de agosto.

Em funcionamento desde 2006 com foco nos problemas do semiárido potiguar, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Ufersa tem 3 linhas de pesquisa: produção, morfologia e sanidade animal. Atualmente são 112 estudantes matriculados no mestrado ou doutorado. Estudantes das áreas de Medicina Veterinária, Zootecnica, entre outros cursos. O Programa ainda conta com 18 docentes e 6 bolsistas. Para a professora Valéria Veras, que coordenou o Programa por 2 anos, o salto no conceito é resultado do esforço de todos. Hoje o Programa está sendo coordenado pelo professor Alexandre Rodrigues.

 

Já o Programa de Fitotecnia é o mais antigo da Ufersa. Foi criado, em nível de Mestrado, em junho de 1988 e o de Doutorado aprovado pela Capes em 2003. Ao todo, o Programa já formou 306 mestres e 166 doutores. Atualmente, o programa possui 15 docentes permanentes e 5 colaboradores distribuídos em 4 linhas de pesquisa: Melhoramento Genético e Tecnologia Pós-Colheita; Práticas Culturais; Proteção de Plantas e Nutrição, Irrigação, Propagação de Plantas e Tecnologia de Sementes. No momento, a Fitotecnia tem 37 alunos de mestrado, 87 de doutorado, 4 pesquisadores em estágio de pós-doutorando e 1 professor visitante.

“A atribuição do conceito 6 da Capes ao Programa, o primeiro em Fitotecnia do Nordeste e único fora do sul-sudeste do país, demonstra o compromisso do programa na formação de recursos humanos e premia a dedicação e compromisso de docentes, discentes e técnicos da Ufersa nos últimos 30 anos, resultando em liderança regional. A mudança de conceito reflete ainda a necessidade não apenas da continuidade dessa dedicação e compromisso mas, principalmente, de aprimoramento constante, para que a evolução tenha continuidade”, destacou o professor Daniel Valadão, coordenador do Programa.

Para o Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, os novos conceitos refletem o compromisso de todos com a Universidade. “Mesmo diante das dificuldades, a Ufersa continua avançando. Parabenizamos todos os envolvidos nos dois programas, seja como discentes, técnicos, professores e especial aos coordenadores atuais e aos anteriores”, falou o Reitor.

Fonte: Assessoria