Via Blog do Camarotti

O Palácio do Planalto ficou em alerta com a dura crítica do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a ministros do governo e ao PMDB. Rodrigo Maia disse que os aliados do governo não podem “ficar levando facada nas costas”.

“Se é assim que eles querem tratar um aliado, eu não sei o que é ser adversário”, acrescentou Maia. Interlocutores do presidente Michel Temer ficaram preocupados com a decisão de Maia de externar essa contrariedade.

A preocupação no governo é que Maia fez a crítica pública no momento em que a Câmara deve receber a segunda denúncia contra Temer. Um interlocutor de Temer chegou a lembrar que o fato gerador dessa insatisfação aconteceu há duas semanas, quando o senador Romero Jucá, presidente do PMDB, conseguiu filiar ao partido o senador Fernando Bezerra Coelho (ex-PSB). O DEM trabalha para receber dissidentes do PSB e aumentar a bancada do partido. Na fala desta quarta, Maia atacou publicamente a postura do PMDB para “reduzir” o crescimento do DEM.

O Planalto está consciente de que, em véspera da votação da segunda denúncia, deve tentar diminuir o clima de insatisfação dos aliados.