Gás natural canalizado aumenta competitividade com relação ao GLP.

 

O gás natural canalizado ficou ainda mais competitivo com relação ao Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Nesta terça-feira, 26, passou a valer o segundo aumento anunciado pela Petrobras, em setembro, para botijões de 13 kg. Dessa vez, a majoração foi de 6,9%, totalizando quase 20% de acréscimo no preço do combustível nesse mês. A expectativa é que o botijão seja vendido até R$ 68 para o consumidor final. O gás natural canalizado, distribuído exclusivamente pela Companhia Potiguar de Gás (Potigás) no estado, representa uma economia de 43% para uma família que consome um botijão por mês, diminuindo o custo para menos de R$ 40.

No início de setembro, o combustível GLP teve alta de 2,5% para os segmentos comercial e industrial e de 12,2%, em média, para o segmento residencial. Essa variação de preços do combustível é originada na nova política adotada para a venda de botijões de até 13 kg, que agora tem reajustes mensais. A medida causa instabilidade no valor de compra do produto e impacta diretamente no consumidor residencial e comercial.

 

“Esse distanciamento da política de subsídios e a tendência de sucessivos aumentos do GLP para esse setor torna o gás natural canalizado ainda mais atrativo para os clientes residenciais e comerciais por todas as suas vantagens. E esse é exatamente um dos objetivos da Potigás, o crescimento nesses segmentos”, explica Franciney Souza, gerente comercial da Potigás. Além da economia, o gás natural canalizado é mais prático porque pode ser empregado nas mais diversas aplicações. Nos condomínios, por exemplo, sua utilização vai desde a cozinha até o aquecimento de água, podendo ser utilizado até mesmo para geração de energia. Já no setor comercial, a gama de aplicações é ainda maior, pois pode ser usado nos mais diversos estabelecimentos como hotéis, bares, restaurantes, shoppings, hospitais, academias, supermercados, padarias, pizzarias, lanchonetes, laboratórios, clínicas, escolas, entre outros.

Os clientes da Potigás também usufruem da comodidade, pois o fornecimento é contínuo, 24 horas por dia dos sete dias da semana e o pagamento só é realizado após o consumo. A segurança é outra vantagem visto que não é necessária a estocagem do combustível. A queima do gás natural canalizado é quase perfeita, com baixa emissão de poluentes, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Fonte: Assessoria