Em audiência com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, na terça-feira (26), a bancada federal do RN e o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), José de Arimatea, solicitaram o repasse de recursos financeiros da emenda de bancada 2016 e o desbloqueio do orçamentário da emenda de bancada de 2017 a serem direcionados para infraestrutura e aquisição de equipamentos para a Universidade, para os campi de Pau dos Ferros, Carnaúbas e Angicos.

De acordo com o deputado federal Felipe Maia, o Ministério já está há alguns meses em busca do repasse. “O Ministro nos informou que já foram enviadas cinco solicitações a Secretaria de Governo para a liberação do repasse da emenda de bancada de 2016. No entanto, ainda não foram autorizadas. Estamos na tentativa de conseguir para a Universidade pelo menos 50% do valor previsto, que seria R$ 3 milhões para aquisição de equipamentos e a continuidade das obras que já foram licitadas”, explicou.

 

Durante o encontro, o reitor da Ufersa, o Pró-Reitor de Planejamento, Professor Álvaro Fabiano e o Prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, convidaram o Ministro para conhecer as obras e as instalações da Universidade. Para o deputado Felipe Maia, a Universidade precisa de mais atenção do governo federal. “A Ufersa é uma universidade premiada, a quinta melhor universidade do Nordeste segundo o Inep/MEC. A ideia é valorizar a educação superior do nosso estado. O Ministro foi convidado para conhecer melhor o trabalho da instituição e ver o andamento das obras da Universidade”, disse.

O parlamentar destacou ainda que a bancada federal aproveitou o encontro para também solicitar o repasse de recursos para outras universidades federais do Rio Grande do Norte. “Aproveitamos a audiência com o Ministro para atender também as demandas da UERN, o IFRN e da Ufersa. Vamos encaminhar um pedido para a Secretaria de Governo cobrando a liberação mais ágil do pagamento para que o MEC faça o repasse para as instituições de ensino”, enfatizou.