TRT-RN: Servidores vão orientar público sobre uso do JTe.

 

Servidores de Varas do Trabalho, gabinetes de desembargadores e órgãos colegiados do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), participam de um curso de capacitação sobre o aplicativo Justiça do Trabalho Eletrônica (JTe), que permite que advogados, reclamantes e empresários acompanhem o andamento de suas reclamações pelo celular. O JTe é um aplicativo com muitas funcionalidades, que permite, por exemplo, o público acompanhar a movimentação dos seus processos, acessar o histórico dessa movimentação, ver sentenças e outros documentos de cada ação e consultar notícias sobre o funcionamento da própria Justiça do Trabalho.

Adotado pelo TRT-RN, o JTe foi desenvolvido para smartphones e é disponibilizado para celulares dos sistemas Android e Isso. Ele possibilita, ainda, emitir e visualizar boletos para pagamentos, conectando diretamente a Caixa Econômica Federal; verificar jurisprudência e pautas de audiências e sessões. Outra função importante desse aplicativo é que ele também disponibiliza um alerta para avisar quando ocorre algum movimento no processo. Por meio dele, ainda se pode apresentar propostas de acordos e conversar com a outra parte, com o advogado e com os magistrados.

O curso terá início às 8h e vai durar cerca de quatro horas. Ele será ministrado pela servidora Divanda Cavalcanti, coordenadora do Processo Judicial Eletrônico (PJe), com uso de celulares para facilitar o aprendizado do aplicativo. O curso ainda vai abordar outras funcionalidades do TJe, como a sua habilitação para uso completo das partes; a orientação da parte sobre o uso do TJe; orientação ao advogado sobre a habilitação e uso do JTe e a realização de acordos via TJe.

Além do TRT 21, outros 13 Regionais já utilizam o aplicativo Justiça do Trabalho Eletrônica: 1ª (RJ), 3ª (MG), 4ª (RS), 5ª (BA), 6ª (PE), 7ª (CE), 8ª (PA), 9ª (PR), 14 (RO), 15ª (Campinas-SP), 16ª (MA), 17ª (ES) e 20ª (SE).

Fonte: Assessoria