Por Carlos Newton

Divulgada neste domingo com mais detalhes, a pesquisa eleitoral do Instituto Datafolha é altamente contraditória. Ao mesmo tempo em que indica Lula da Silva com um mínimo de 35% dos votos no primeiro turno, registra um impressionante avanço da direita, que já concentra 26% dos votos. Somados à facção centro-direta (10%) vão para 36%, e adicionados ao centro (29%), chegam a 65% das intenções. Portanto, os analistas precisam explicar por que a esmagadora maioria do eleitorado (65%) quer um candidato de centro, mas Lula continua liderando com, no mínimo, 35%, apesar de ser considerado de esquerda ou centro-esquerda.

Note-se também que na pesquisa a direita está superando a esquerda com muita folga. Na soma com a centro-direita, tem 36%. Já a esquerda caiu para 13%, que somados à tendência centro-direita (9%) fica em apenas 22%. Portanto, a diferença entre direita (36%) e esquerda (22%) já chega a 14%. E mesmo assim, Lula segue disparando na frente…

É INEXPLICÁVEL – Bem, não há margem de erro que possa ser capaz de justificar uma discrepância desse tipo, a não ser que os analistas aleguem que o centro (29%) também adora Lula, que seria a grande Piada do Ano, ou os 13% que não se posicionam neste quesito também são lulistas empedernidos. Somente assim se chegaria aos 35% de Lula (22% da esquerda, somados aos 13% dos que não têm direção).

Há outra flagrante contradição, porque o Datafolha registra que a preferência do eleitorado pela democracia como forma de governo está diminuindo, como “provável” reflexo do descrédito em que os políticos caíram com o cerco à corrupção e a profunda recessão econômica em que o país mergulhou há três anos.

DEMOCRACIA EM BAIXA – Segundo o Datafolha, 21% dos eleitores já acham que, “em algumas circunstâncias, é melhor uma ditadura do que a democracia”. E 17% consideram que tanto faz uma coisa ou outra, o que significa que 38% dos brasileiros já estão apoiando a intervenção militar, enquanto cai para 56% o número de eleitores que concordam com a noção de que a democracia é sempre melhor do que outras formas de governo e 5% não souberam responder.

Em dezembro de 2014, depois da segunda eleição de Dilma Rousseff, 66% do eleitorado apoiavam a democracia. Foi o nível mais alto observado pelo Datafolha desde que a pergunta começou a ser feita pelo instituto, em 1989.

DITADURA COM LULA – Apesar deste quadro, o Instituto Datafolha mostra que as menções espontâneas a Lula como o preferido aumentaram de 15% para 18% desde junho. E na pesquisa estimulada, em que são exibidos cartões com os nomes dos candidatos, Lula lidera em todos os cenários em que participa, com pelo menos 35% das intenções de voto.

Em tradução simultânea, esses números contraditórios podem até significar que muitos eleitores defendem uma ditadura liderada pelo estadista Lula da Silva, acredite se quiser. Aliás, a próxima pesquisa deveria conter esta pergunta: “Você apoiaria uma ditadura liderada por Lula?”