Por Clodoeudes Fernandes

O Blog do BG, em parceria com o Instituto SETA, divulgou mais uma rodada de pesquisas sobre o cenário eleitoral no Rio Grande do Norte com vistas ao pleito eleitoral de 2018.  No levantamento divulgado, nesta quinta-feira (05), os números revelam que o governador Robinson Faria (PSD) ainda possui capital eleitoral para enfrentar a eleição do próximo ano em pé de igualdade com sua principal adversária, a senadora Fátima Bezerra (PT), e até com uma certa folga em relação ao terceiro colocado, no caso, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT).

Na sondagem estimulada (aquela em que os entrevistados têm acesso aos nomes) quem lidera é Fátima Bezerra com 22,5%. Logo em seguida vem Robinson Faria com 15,9%. Eles são seguidos por Carlos Eduardo Alves (9,4%), Jaime Calado (2,9%) e, em último, Cláudio Santos (1,5%).

Na aferição espontânea (aquela em que o entrevistado diz o primeiro nome que lhe vem à cabeça), surpreendentemente, Robinson aparece em primeiro com 7,5% das intenções de voto, à frente de Fátima com 6,3% e Carlos Eduardo com 1,8%. Os demais citados não somaram 1%, cada.

Todavia, quanto à avaliação que o povo potiguar faz das ações do atual governo, há um índice alto de reprovação. Do total de entrevistados, apenas 2,5% considera o Governo ótimo. 13,4% avaliam a gestão como boa, 22,2% como regular, 22,4% como ruim e 39,5% como péssimo. Apesar disso, muitos entendem que os números da pesquisa SETA revelaram que Robinson Faria ainda tem grandes chances de reverter o quadro, caso coloque a máquina administrativa para funcionar institucionalmente, além da esfera política.