Pagamento em dia e melhoria na segurança gabaritam Robinson para 2018, crê Galeno.

O deputado estadual Galeno Torquato (PSD) disse nesta sexta-feira, 6, que o governador Robinson Faria (PSD) vem tendo “muita responsabilidade” ao conduzir a administração estadual. Na avaliação do parlamentar, o chefe do Executivo vem “superando os obstáculos”, mesmo com crises instaladas nas áreas política, institucional, hídrica e econômica.

Por considerar que a atual gestão vem tendo um bom desempenho, mesmo em um período de forte retenção, Galeno acredita que o atual governador chegará a 2018 com chances de disputar a reeleição se, além de prosseguir com o atual trabalho, fizer ajustes em determinados segmentos. O empréstimo de cerca de R$ 698 milhões que deverá ser contraído junto ao Banco do Brasil também deve colaborar, segundo o peessedista.

“Creio que, através desse empréstimo, muitas coisas nesse governo serão melhoradas: infraestrutura, saúde, trechos rodoviários e folha de pagamento. Se melhorar a folha, der um ajuste na segurança e organizar mais os hospitais regionais para desafogar os da Grande Natal, o governador Robinson terminará bem este ano e chegará a 2018 com a perspectiva de uma possível candidatura para continuar governando o Rio Grande do Norte”, destacou.

Segundo Galeno, contudo, o cenário eleitoral para o Governo do Estado ainda está indefinido. Para o deputado, duas questões contribuem para a “nebulosidade” do quadro: a votação da reforma política no Congresso e a complicada situação jurídica de pretensos candidatos, como Robinson, que é investigado na operação Anteros. “O Brasil está passando por uma avalanche de denúncias e inquéritos. Não se sabe quem poderá ser candidato. Temos que ver como vai ser a regra do jogo e como a situação vai se comportar daqui para frente”, colocou.

Sobre os possíveis nomes da disputa, Galeno visualiza atualmente quatro principais possibilidades. Além do governador Robinson, ele cita como pré-candidatos a senadora Fátima Bezerra (“ainda não declarou, mas é forte candidata”), o desembargador Cláudio Santos (“homem de respeito que assumiu a presidência do TJ e fez um bom trabalho”) e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves.

Fonte:  Agora RN