Com as “mudanças” finalizadas da tão propagada “reforma política” que não alterou significativamente o processo de disputa eleitoral para 2018, o tabuleiro eleitoral de fato começará a mexer nos próximos meses. A disputa pelo governo do Estado, começa com uma pretensa candidatura à reeleição do Governador Robinson Faria (PSD). Com um fraco governo, sem conseguir cumprir as principais promessas de campanha, Robinson tem a vantagem de estar no exercício do mandato. Politicamente falando, governo ainda é governo, por mais desgastado que esteja, ainda tem o que oferecer (Leia-se: Cargos).

Muito se fala no nome da primeira-dama e secretária Juliane Faria, mas está só poderá disputar algum cargo nas próximas eleições se o marido não disputar a reeleição ou renunciar ao cargo (O que Eu não acredito).

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), é pré-candidato a bastante tempo. Falta confirmar se terá coragem de renunciar a prefeitura, em abril/18, para disputar o governo. Enfrente problemas em várias áreas de sua gestão, mas é tido como o nome preferido entre os oposicionistas ao atual governo.

A candidatura mais certa para 2018 é a atual senadora Fátima Bezerra (PT), que se tornou pré-candidata ao governo no dia seguinte a sua vitória para o senado. Rompeu com o governador Robinson Faria. Não tem o que perder, afinal, seu mandato vai até início de 2023. Pesa contra, o fato de ser do PT, partido enrolado até o pescoço com o maior escândalo de corrupção da história do país, e, protagonizar vergonhosas manobras a mando do PT no Senado.

O desembargador Cláudio Santos, vem pavimentando uma candidatura. Com destaque para sua passagem pela presidência do TJ/RN e é o único que vem discutindo a maior preocupação da população potiguar: a Segurança. Foi secretário desta área durante o governo Vilma de Faria e teve um papel de combate à criminalidade. Filho do Seridó, seu pai, Manoel Paulino (in memoriam) foi um baluarte da política com quatro mandatos de prefeito em Jardim do Seridó. Precisa definir seu partido e arregimentar aliados para o projeto.

O Psol, tem como pré-candidato o médico e ex-prefeito de Janduís, Salomão Gurgel. E outros partidos, como o Solidariedade, Livres e PSDC prometem apresentar nomes para a disputa.

Pra fechar a matéria, nos resta comentar sobre o vice-governador Fábio Dantas. Filiado ao PCdoB, não tem muitas pretensões, mas, com uma combinação de resultados, poderá disputar o cargo com o apoio do grupo que atualmente comanda o governo do Estado.

Fonte: Suébster Neri