Saúde na Praça realiza edição alusiva ao Outubro Rosa no domingo (15/10).

Evento será realizado na praça do Teatro Dix-Huit Rosado com orientações para prevenção do câncer, serviços de saúde, aulão de dança e de muay thai. O Teatro Dix-Huit Rosado estará todo iluminado de rosa no próximo domingo (15/10) para chamar atenção para a prevenção do câncer de mama e de colo uterino. A ação faz parte da 12ª edição do Saúde na Praça que será alusiva ao Outubro Rosa. O projeto é realizado pelo Campus Mossoró da Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, e as atividades gratuitas começam a partir das 16h, na praça do Teatro. No local, as mulheres receberão orientações sobre o autoexame, além de orientações nutricionais, testes físicos e aulas de dança e artes marciais.

As orientações sobre o autoexame serão feitas por alunos e professores do Curso de Enfermagem da UnP que, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, utilizarão o Ônibus da Saúde para dar privacidade às mulheres que poderão realizar o autoexame no próprio local. Além disso, serão oferecidos serviços como aferição e controle de pressão e prevenção e tratamento de calosidades.

Já o Curso de Fisioterapia fará testes de força pulmonar e frequência respiratória, alertando também para a necessidade de melhorar a respiração e como isso pode contribuir para outras questões como a prática da atividade física. Estudantes de Educação Física farão testes de força e pisada e os de Nutrição, aferição do Índice de Massa Corporal (IMC) e orientação para alimentação com destaque aos alimentos que pode ajudar no combate ao câncer. Além das atividades relativas à prevenção do câncer de mama, o evento contará com outros serviços já consagrados em outras edições. Um deles é o aulão de dança com os professores Hykaroo Mendonça e

Abraão Morais. Além disso, haverá também aula de Muay Thai com Agenilton Gonçalves. Para tanto, o Saúde na Praça conta com a parceria com a academia New Fit, Estúdio de Dança Hykaroo Mendonça e Castelo Casado que fará a iluminação especial do Teatro Dix-Huit Rosado.