Caern automatiza Adutora Sertão Central Cabugi.

A adutora Sertão Central Cabugi, responsável pelo abastecimento das cidades de Angicos, Fernando Pedroza, Pedro Avelino, Lajes, Caiçara, Pedra Preta, Jardim de Angicos e Riachuelo foi automatizada. Isto significa que foi implantado um sistema de telecomando e medição do consumo de água na três Estações de Bombeamento de água ao longo da adutora. O principal ganho é um melhor controle sobre o sistema de abastecimento, além de redução de custos com a operação.

A adutora está entre as de maior extensão no Estado, com 204 quilômetros e capta água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves nas imediações da cidade de Itajá. O trabalho de automação reduz a perda de água e melhora o controle operacional. Toda a operação passa a ser acompanhada via computador e aparelhos celulares. Através do sistema é possível acompanhar o volume dos reservatórios de água, monitorar a pressão na saída das estações, reduzir o consumo de energia elétrica, garantindo a melhora do serviço prestado ao consumidor.

Por exemplo, quando o reservatório da Estação de Bombeamento 2, localizada na entrada da cidade de Angicos está cheio, o sistema reconhece automaticamente e solicita a diminuição da quantidade de água enviada pela estação elevatória 1, retomando novamente quando a demanda aumenta. As bombas das estações são operadas por telecomando e respondem de forma automática ao que é solicitado virtualmente seja pelo computador ou aparelho celular.

Além disso, todos os dados operacionais de funcionamento do sistema, tais como níveis de reservatório, status de funcionamento de bombas, vazões de saída das estações, volume produzido de água diário e mensal, entre outras informações são monitoradas pelo sistema de telemedição da Caern, que utiliza o software SCADABR como plataforma.

O sistema de telecomando e telemedição das estações de bombeamento da adutora, foi desenvolvido em um trabalho conjunto da Regional Sertão Central, através da Unidade de Desenvolvimento Operacional e Controle de Perdas e da Unidade de Operação e Manutenção de Águas, Regional Mato Grande, Gerência de Grandes Adutoras e Gerência de Desenvolvimento da Manutenção.

A equipe já trabalha no planejamento da automação da Estação de Tratamento de Água de Assú e da adutora Jerônimo Rosado (responsável por parte do abastecimento de Mossoró e de toda a cidade de Assú).

Fonte: Assessoria