Começa programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Ufersa

Foi dada a largada para mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT. De 23 a 29 de outubro, as instituições federais de ensino de todo o país estão engajadas em atividades que trazem como a Matemática. Na Ufersa, a programação da Semana começou nesta segunda com a apresentação oficial no Auditório Amâncio Ramalho, na Reitoria.

Participaram da abertura o Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, o Diretor Acadêmico do IFRN Mossoró, o professor Hélio Pinheiro, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Jean Berg Alves, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, a professora Vânia Porto; e o coordenador da Semana na Ufersa, o professor Felipe Ribeiro.

Felipe abordou a preparação e o engajamento da equipe de servidores e bolsistas do programa Ciência RN no planejamento da Semana. Serão várias atividades acontecendo de forma paralela e integrada. A Semana na Ufersa vai ser um grande espaço para aprendizado e descobertas. O Reitor destacou o compromisso da Ufersa com as ações da Semana. “Sabemos que é um esforço muito grande de profissionais, estudantes e também de recursos financeiros. A equipe ganhou um edital de incentivo da Capes em primeiro lugar e isso mostra o compromisso com o programa”, explicou.

Após a abertura, a Semana de Ciência e Tecnologia na Ufersa prosseguiu com a palestra do professor da UFPB, Daniel Pellegrino, que abordou o tema “A matemática que nos cerca”. Logo após, foi a vez do Grupo de Teatro da Ufersa Angicos, Os Periódicos, entrar em cena para apresentar o espetáculo “Lampião no país da Matemática”. A peça lúdica trouxe descobertas e arrancou muitas gargalhadas da plateia.

Este ano o tema da SNCT é A Matemática está em Tudo. Segundo Felipe Ribeiro, a construção do projeto foi feita baseada na experiência de 2016, pensando no que se poderia melhorar, fazer diferente e dentro da temática da Semana.

“Sabíamos que precisaríamos de uma proposta coesa e de qualidade, pois seria selecionada apenas uma por Estado. Felizmente recebemos uma excelente avaliação e, em função do pouco tempo que temos, mesmo antes do resultado final já estávamos nos articulando com professores da área de matemática e de outras áreas para preparar as atividades”, explicou Felipe.

Na Ufersa, a SNCT se estende até o dia 27 de outubro, mas a preparação começou muito antes. Desde o mês de agosto que já ocorrem eventos preliminares dentro da iniciativa “Ciência Móvel” nas cidades de Assú, Angicos, Apodi, Pau dos Ferros e Umarizal juntamente com as Feiras de Ciências Regionais organizadas pelas Direções Regionais de Educação.

Entre as ações que acontecem nesta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Ufersa estão o Ufersa Portas Abertas, Festival de Curtas, Teatro Científico, Festival de Invenção e Criatividade do Semiárido (FIC Semiárido), Ciclo de Palestras e Oficinas Mão na Massa, Encontro Regional de Educação Matemática (EREM), VI Fórum Potiguar das Licenciaturas em Matemática e História da Matemática.

Fonte: Assessoria