Estudantes da UNP realizaram intervenção com pacientes da Liga Mossoroense.

Nesta última semana que encerra as atividades da campanha do Outubro Rosa, alunos do 6º período de enfermagem da UNP realizaram uma intervenção com mulheres que venceram o câncer de mama. Na ocasião, os estudantes realizaram uma palestra sobre a importância de se trabalhar a autoestima e também técnicas de maquiagem como alternativa para realçar o colo.

Os alunos que compõem o grupo “Florescer” são integrantes de um projeto interdisciplinar do curso. Ao fim da palestra, foi feito um questionário entre as mulheres que realizaram a cirurgia de mastectomia para colher dados que servirão de base para a elaboração de um artigo cientifico.

“A gente quis trabalhar com a autoestima porque ela é fundamental no processo de tratamento, uma mulher que é mastectomizada e que mesmo nessa situação ela tem a autoestima elevada, ela tem o poder de lutar e buscar o tratamento, é comprovado cientificamente que há uma maior chance de cura”, afirma Analice Mascarenhas, estudante de enfermagem.

Sobre utilizar técnicas de maquiagem como alternativa para realçar o colo, Analice destaca que “já é uma técnica utilizada por travestis e nós resolvemos trazer essa inovação para essas mulheres como uma forma de instigar a beleza que existe dentro delas”.

A ação também contou com o apoio da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) e do Grupo Toque de Mama.

Para Eliane Sobral, integrante do Grupo Toque de Mama, intervenções como essas são muito importantes no processo de tratamento da mulher que tem câncer de mama, “é muito importante essa intervenção porque dá a mulher a oportunidade de se ver mais bonita e, através das técnicas de maquiagem, elas vão poder se embelezar. Mas, o mais importante é o momento de confraternização delas e a troca de experiência de cada uma”, destaca.