A Ufersa, por meio do Programa Ciência para Todos no Semiárido, iniciou na noite desta quarta, 25, a edição de número 7 da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. A solenidade de abertura aconteceu no Expocenter na presença do Reitor, o professor José de Arimatea de Matos; da Secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa; a Secretária de Educação de Mossoró, Magali Delfino e o representante da Força Aérea Brasileira, Sargento Emiliano.

Cristiane Carvalho, coordenadora da Feira, deu as boas vindas a todos os presentes. Segundo ela, o evento se destaca pelo envolvimento dos professores em todo o processo e o acesso de alunos de escolas públicas nos diferentes campi da Ufersa onde o programa atua. A Feira de Ciências é um evento científico consolidado que vem sendo realizado pelas duas universidades públicas de Mossoró. Atualmente, o programa atua em 6 Diretorias Regionais de Educação (Mossoró, Apodi, Assú, Angicos, Umarizal e Pau dos Ferros), atingindo 96 escolas de 65 municípios do RN.

Em 2017, a Feira acompanha o tema da Semana Nacional e fala sobre a Matemática. Esse ano, o evento chega a marca de mais de 200 projetos, com a participação de 553 alunos e 140 professores. A exposição dos trabalhos acontece durante toda a tarde e noite desta quinta e a solenidade de premiação acontece nesta sexta, no Teatro Municipal de Mossoró.

Um dos pontos altos da abertura da Feira foi a assinatura do Convênio entre Ufersa e Secretaria Estadual de Educação para garantir o apoio do Governo do RN na realização da Feira de Ciência do Semiárido e nas Feiras de Ciências locais de cada escola e de cada Diretoria Regional.

A Secretária Cláudia Santa Rosa enalteceu a importância da parceria e falou, que mesmo diante das dificuldades, o estado vai contribuir com as feiras oportunizando a ida de alunos e professores credenciados a Feiras Nacionais e Internacionais como já vem acontecendo. O Reitor Arimatea Matos comemorou as conquistas da Feira e passou os números do evento. Ele destacou a importância da pesquisa e da ciência no dia em que as universidades e institutos federais de todo o país estavam envolvidos com o Dia C da Ciência. “Nenhum país consegue avançar sem pesquisa, sem ciência. A Ufersa está nessa mobilização nacional em prol da Ciência com a Semana de Ciência e Tecnologia e com a Feira do Semiárido. Essa semana já recebemos mais de 1.300 alunos da rede publica e privada local dentro do Projeto Ufersa de Portas Abertas. E esses alunos conheceram os laboratórios da Universidade, os nossos pesquisadores. Então Viva a Ciência”, destacou o reitor. A noite de abertura da Feira do Semiárido terminou com duas palestras. Foram elas: “Nunca pare de questionar”, com Jonas Medeiros da Ufersa, e “Mattics – Matemática e Games? Eis a questão”, com Greiton Toledo.

Fonte: Assessoria