UFRN realiza quarta edição do IV Workshop sobre Cidades Inteligentes

 

Pesquisadores, profissionais e gestores públicos e privados participam do IV Workshop sobre Cidades Inteligentes (WCID), que acontece nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27, no Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento busca discutir e compartilhar avanços tecnológicos, aplicações, estratégias de governança e soluções para as cidades, contemplando áreas como educação, saúde, segurança pública, transporte, energia, monitoramento ambiental e desenvolvimento sustentável. A trajetória de avanços do workshop foi o principal assunto destacado na cerimônia de abertura pelo coordenador do WCID, professor Daniel Sabino Amorim de Araújo, que apontou como um dos diferenciais da edição 2017 a demonstração, cada vez mais efetiva, dos resultados práticos dos encontros dos anos anteriores por meio de parceiras feitas ao longo dos quatro anos do projeto.

A reitora UFRN, professora Ângela Maria Paiva Cruz, ressaltou a série de parcerias que acontecem nesse momento entre a instituição e órgãos públicos, como a prefeitura de Natal e o governo do Rio Grande do Norte. Entre as ações citadas estão a implantação do Parque Tecnológico Metrópole Digital, a criação dos aplicativos Rota Cidadão e Rota Viatura, além do Campus Seguro, lançado no último dia 20 para auxiliar a segurança dos campi universitários.

O evento contou com a presença de representantes da secretaria estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), da prefeitura de Natal, além dos diretores de centros acadêmicos, pró-reitores, professores, alunos e demais interessados na temática abordada na ocasião.