A largada do I Hackathon da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi dada nesta sexta-feira, 27, com palestras, mesa redonda e abertura oficial da maratona de programação que reúne estudantes, programadores, hackers cívicos e demais interessados no lema “Venha hackear a UFRN e programar você mesmo o futuro que deseja para a nossa universidade”. O evento tem como objetivo divulgar o Portal de Dados Abertos e a API.Sistemas da UFRN, a partir do desenvolvimento de aplicações tecnológicas inovadoras para melhorar a prestação de serviços e informações aos cidadãos.

“A UFRN está na vanguarda da democratização da informação, ao disponibilizar o Portal de Dados Abertos. Esperamos que o Hackathon contribua para aperfeiçoar a transparência institucional e melhorar a administração pública como um todo”, afirmou o reitor em exercício da UFRN, José Daniel Diniz Melo, durante a cerimônia de abertura. O coordenador do evento e diretor de sistemas da Superintendência de Informática (Sinfo/UFRN), Gibeon Soares, reforçou a importância da iniciativa para avançar na eficiência do serviço prestado, com vistas a uma universidade cada vez mais cidadã.

Na ocasião, Gibeon Soares apresentou aos participantes informações gerais sobre a maratona que será dividida em três etapas. A primeira acontece nos dias 27 e 28 de outubro no Departamento de Educação Física (DEF), onde haverá organização das equipes e o início do hackathon. O desenvolvimento dos produtos será realizado de 29 de outubro a 24 de novembro, enquanto o julgamento e a premiação dos vencedores encerrarão a competição no dia 25 de novembro.

Os grupos devem obrigatoriamente fazer uso dos dados abertos públicos e/ou requisições à API.Sistemas da UFRN, com a possibilidade de cruzá-los com dados externos ou criar novos dados. O ciclo de execução será acompanhado por mentores capacitados em Tecnologia da Informação e uma equipe de apoio multidisciplinar, formada por professores e alunos das áreas de TI, Direito, Estatística, Design, Administração e Comunicação.  Outras informações sobre o I Hackathon da UFRN estão disponíveis no endereço http://hackathon.ufrn.br.